A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está repassando a 54 municípios que integram a sua área de atuação nova remessa de 4.880 testes rápidos para detecção de antígeno do vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. Para a descentralização da testagem nos serviços de saúde dos municípios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando 293.165 testes. Para o Norte de Minas foram repassados o Acro Rapid Test, fabricado pela multinacional norte-americana, Acro Biotech.
Os testes rápidos para detecção de antígenos devem ser realizados entre o segundo e o sétimo dia em pacientes em situação de saúde grave e que apresentem sintomas da covid-19. A precisão do exame é de 97,6% e o resultado é obtido em 15 minutos.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que a orientação repassada aos municípios é que os testes deverão ser utilizados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); em hospitais, unidades de referências e em centros de atendimento de pacientes acometidos pela covid-19; em maternidades e serviços de saúde que realizam partos ou que fazem o acompanhamento de gestantes de alto risco.
A distribuição dos testes para os municípios leva em consideração as localidades que apresentam estoque inferior a 60% de remessa anteriormente entregue pela SES-MG. Além disso, explica Agna Menezes, foi feita análise da quantidade de requisições de exames RT-PCR para diagnóstico da covid-19 no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), considerando o intervalo de tempo que compreende junho de 2020 a junho de 2021. Os municípios que não apresentaram registro de requisição de exames no GAL ou que apresentaram uma representatividade de até 0,01% estão sendo contemplados com 20 kits de testes de antígeno.
Entre os 54 municípios que integram a área de atuação da SRS Montes Claros as localidades que estão recebendo maior quantidade de testes rápidos são: Janaúba (1.020); Jaíba (720); Taiobeiras (560); Francisco Sá (380); Monte Azul (280); Claro dos Poções, Mirabela e Porteirinha (220 testes rápidos para cada localidade); Bocaiúva (180); Coração de Jesus e Mato Verde (160 kits para cada município).
Nos 86 municípios que integram a macrorregião Norte até 23 de julho deste ano já foram processadas 329.633 amostras de exames para detecção da covid-19. Desse total, foram realizados 249.812 testes rápidos e 79.812 exames pelo método RTPC-R.
Autor: Pedro Ricardo