Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) iniciou a realização do curso “Abordagem inicial ao paciente grave com Covid-19”, na última quarta-feira (22/7). A capacitação realizada de forma online é gratuita e voltada para médicos e enfermeiros que atuam nas unidades do SAMU e para os profissionais que trabalham nas portas de entrada da rede de urgência da Macrorregião do Norte de Minas.
O curso tem a duração de quatro dias. Uma segunda turma está programada para iniciar as aulas, ainda neste mês, no dia 29/7. A plataforma online utilizada pelo SAMU tem capacidade para acesso simultâneo de 400 profissionais. Para participar das aulas que são realizadas com duração entre 9 e 12 horas, o profissional interessado deverá acessar o site www.cisrun.com.br/covid que dará acesso ao link para a transmissão do treinamento.
Durante o curso ministrado por profissionais do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, são abordados assuntos como a biossegurança; as manifestações clínicas do agravamento da Covid-19; intubação orotraqueal; sedação e via aérea difícil; ventilação mecânica; manejo clínico do paciente portador de Covid-19 na urgência e emergência; terapia intensiva; fluxos e processos de transferências de pacientes com Covid-19 na Macrorregião do Norte de Minas; ressuscitação cardiopulmonar e doenças cardiovasculares provenientes da Covid-19.
A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, explica que “além da disponibilização de serviços de atendimento de urgência e emergência, o SAMU como instituição também se vê responsável por capacitar permanentemente tanto seus servidores como profissionais de saúde atuantes nos municípios. Isso beneficia a população com serviços mais eficientes e atendimento mais humanizado”.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, observa que “o trabalho em conjunto da SES-MG com o SAMU proporciona aos profissionais do Norte de Minas acesso a uma capacitação num momento importante pela qual passa a saúde pública devido à pandemia da Covid-19. A atualização de conhecimentos possibilita aos profissionais maior segurança na atenção aos pacientes que necessitam de atendimento mais complexo o que, por outro lado, garante maior tranquilidade à população em saber que a região conta com profissionais qualificados na prestação de assistência médica”.
Autor: Pedro Ricardo