A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros realiza nesta quarta e quinta-feira (20/07 e 21/07), encontro de capacitação de referências técnicas de 53 municípios do Norte de Minas que serão responsáveis pela implementação da Campanha de Vacinação Antirrábica 2016.
Nesta quarta-feira, o encontro de capacitação reúne técnicos das microrregiões de saúde de Janaúba/Monte Azul e Salinas/Taiobeiras. Já na quinta-feira, o trabalho será concluído com a participação de representantes das microrregiões de Montes Claros/Bocaiúva, Coração de Jesus e Francisco Sá.
Nos municípios que integram a área de atuação da regional de Montes Claros, a previsão é de que serão vacinados mais de 219,5 mil cães e gatos. Montes Claros é o município que concentra o maior número de cães e gatos a serem vacinados, totalizando mais de 53,7 mil animais. Na sequência estão Janaúba com 11.859 animais; Rio Pardo de Minas (9.603) e Bocaiúva (8.875). Os demais municípios possuem menos de 8,5 mil animais a serem vacinados.
Patrícia Brito, referência técnica da Vigilância em Saúde Ambiental e dos laboratórios de entomologia e análises de água da regional de Montes Claros explica que “a realização dos encontros de capacitação tem o objetivo de repassar aos municípios orientações sobre a realização da campanha e tirar dúvidas dos participantes”.
A referência técnica explica, ainda, que a queda significativa dos casos de raiva canina e felina se deve à realização anual de campanhas de vacinação e, por isso, observa-se a diminuição nos casos de raiva humana transmitida por estes animais domésticos.
A vacinação deverá ser realizada no período de 10 de agosto a 10 de outubro e cada município será responsável pela elaboração da sua programação de Campanha. A Superintendência Regional de Saúde disponibilizará as vacinas na semana anterior ao início do trabalho em cada localidade e os municípios terão prazo de 45 dias para concluir o trabalho nas zonas urbanas e rurais.
Autor: Pedro Ricardo