A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu, nesta segunda-feira, dia 08/06, reunião entre sua equipe de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde com os gestores dos municípios de Argirita, Volta Grande e Palma. O objetivo do encontro foi discutir, passar informações e alinhar as ações que devem ser tomadas pela administração municipal no enfrentamento ao Covid-19.
O responsável pela Vigilância Epidemiológica da GRS de Leopoldina, Rodrigo Buonincontro Ribeiro, esclareceu que houve aumento do público alvo para aplicação dos testes rápidos para Covid-19, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Com a ampliação da população para o qual o teste rápido é indicado, podem ser testadas pessoas em idade economicamente ativa, de 15 a 59 anos; a população adulta, acima de 60 anos; profissionais de saúde; profissionais da segurança pública e pessoas que apresentem condições clínicas que possam se agravar caso sejam infectadas por coronavírus”, disse.
Rodrigo também explicou que só devem ser aplicados testes rápidos em indivíduos que estejam apresentando sintomas de síndrome gripal por um período maior que sete dias. “A coleta para exame por meio do teste rápido deve ser feita a partir do oitavo dia de sintoma, não deixando passar de 14 dias”, ponderou.
A coordenadora de Atenção à Saúde da Regional, Maria do Carmo Costa Ferreira, destacou pontos importantes nas ações da atenção primária. “Nós temos o protocolo que nos indica notificar todos os casos de síndrome gripal, que podem, ou não ser Covid-19. Essas pessoas devem ficar em isolamento por 14 dias para não disseminarem o vírus e saberem se estão ou não infectadas com coronavírus”, relatou.
A coordenadora do núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Leopoldina, Ionne Lopes de Souza, ressaltou a importância da reunião e o fato da pandemia de Covid-19 ser algo novo, nunca antes vivenciado, que impõe novos desafios aos profissionais de saúde a cada dia.
Autor: Gustavo Santos Ribeiro