A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizou na última semana uma capacitação sobre a técnica de aplicação da vacina BCG. Participaram do treinamento enfermeiros e técnicos em enfermagem das regiões de Além Paraíba, Cataguases e Leopoldina. O objetivo é alinhar as ações de vacinação, uma vez que está programada para o próximo ano a formação de novos vacinadores de BCG. A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) protege contra as formas graves de tuberculose como, por exemplo, a meningite tuberculosa, e deve ser aplicada ao nascer.
A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro Lutianni Dias Brazolino e pelas enfermeiras Elizabete Guimarães Santos Vieira e Sheila Maria de Oliveira Simões. Foram abordados os seguintes temas: aspectos epidemiológicos e clínicos da tuberculose, ações de controle da tuberculose, reações adversas relacionadas à BCG, manejo, conservação e técnica de aplicação da vacina.
Para a Referência Técnica em Imunização da GRS-Leopoldina, Elizabete Guimarães Santos Vieira, o evento foi muito produtivo e oportuno, uma vez que além do alinhamento sobre o tema, também foram discutidas estratégias para a manutenção de altas coberturas de vacinação. Ela destacou ainda a importância da troca de experiências e o próprio aprendizado sobre o tema. “São os vacinadores os verdadeiros detentores do conhecimento sobre a vacina BCG, estamos satisfeitos em saber o quão dedicados e responsáveis são os nossos vacinadores”, afirmou.
Autor: Elizabete Guimarães