A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu uma roda de conversa para celebrar o Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado no dia 25/10. O evento contou com a participação de servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e de profissionais que atuam na área nos quinze municípios da região da GRS/Leopoldina. O encontro, que aconteceu no dia 28/10, discutiu a complexidade dos atendimentos odontológicos, que não se resumem apenas no tratamento dos dentes e questões estéticas. Abordou, também, os desafios impostos na continuidade dos serviços durante a pandemia da covid-19, além de debater estratégias para a integração dos atendimentos odontológicos com os demais serviços de saúde.
A cirurgiã dentista e especialista em Políticas e Gestão da Saúde da regional, Paula Gouvêa Franco, abordou o tema “Saúde Bucal e Integralidade”. A odontologista parabenizou os colegas pela data e salientou a atuação durante a pandemia: “Gostaria de cumprimentar a todos pela data e destacar que os profissionais de saúde bucal estão atuando na linha de frente mesmo meio à pandemia mostrando o quanto são comprometidos”, pontuou.
Já a referência técnica da Coordenação de Saúde Bucal da SES-MG, Jacqueline Silva Santos, propôs uma reflexão sobre a prática odontológica além da abordagem estética e mostrou como a atividade interfere nas relações sociais: “A saúde bucal é muito mais do que um sorriso bonito. Consiste em uma pessoa livre de dores, de desconfortos, de alterações na boca e nos dentes. As pessoas não podem ter limitações para falar, sorrir, mastigar, engolir e sentir o gosto dos alimentos. A saúde bucal interfere, também, nas relações sociais. É preciso garantir a expressão dos sentimentos como, por exemplo, um sorriso ou um beijo”, finalizou.
O encontro foi encerrado com a proposta de se criar um grupo de educação permanente para proporcionar constantes trocas de conhecimentos e possibilidades de aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população.
Autor: Gustavo Santos Ribeiro