Com o objetivo de integrar as referências técnicas sobre a Conferência Municipal de Saúde, o Núcleo de Gestão Regional (NGR) da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou nesta quarta-feira (17) um encontro com os municípios jurisdicionados na SRS CF para estudar e debater o tema, conforme Deliberação CESMG 005 de 16 de junho de 2015, que trata do regimento da 8ª Conferência Estadual de Saúde. O encontro teve ainda o apoio da Comissão Intergestora Regional e Educação Permanente.
De acordo com Marizete Furbino, referência da coordenadoria do Núcleo, os discursos retratados refletem um consenso sobre a importância das conferências municipais, no que tange as decisões no planejamento e na gestão do SUS, bem como a sua ressonância e influência na esfera pública.
“Lembramos que as conferências municipais e estadual são etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Por isto, tanto a 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais quanto as Conferências Municipais devem seguir as regras gerais da 15ª Conferência Nacional de Saúde, discutidas nesse encontro de hoje”, explicou Marizete. Além de todas as análises, foi salientado o período que o município deverá fazer a Conferência (até 31 de julho de 2015), bem como o período da Conferência Estadual, que ocorrerá no período de 1º a 4 de setembro deste ano. A 15ª Conferência Nacional de Saúde será de 1º a 4 de dezembro, em Brasília.
Plenárias
Os municípios que executaram a Conferência Municipal de Saúde em 2014 podem fazer apenas uma plenária para discutir os eixos temáticos, elaborar as propostas e eleger seus delegados à etapa estadual. “Os demais se encontram em condição de realizar a Conferência Municipal de Saúde até 31 de julho”, reforço
Autor: Roberto Bertozi