Na tarde desta terça-feira (08/11), o Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, reuniu-se com o Prefeito do município do Naque, Hélio Pinto Carvalho, e com a Secretária Municipal de Saúde, Iriane Maia para discutir a entrada do município no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (CISVALES), e para conhecer as Unidades Básicas de Saúde em funcionamento no município.
Durante a reunião, Iriane ressaltou a importância da consolidação do consórcio intermunicipal entre os municípios de Naque, Periquito e Açucena, para aquisição de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Segundo Iriane, com a implantação do programa, os municípios poderão acolher melhor os usuários com transtornos mentais, estimulando sua integração social e familiar e também oferecendo atendimento médico e psicossocial.
Hélio destacou a necessidade de verba para construção de duas Unidades Básicas de Saúde, padrão tipo I, que abriga no mínimo uma equipe de Saúde da Família. De acordo com o Prefeito, hoje, das três UBS’s do município, duas funcionam em casas alugadas pelo município e não seguem o padrão adequado para atendimento aos usuários.
“O Estado está atento às demandas do município, por isso a necessidade de encontros como este. Espero encaminha-los o mais rápido possível, até mesmo para que possamos saber a viabilidade de todos, tanto para a construção das UBS’s, quanto o consórcio intermunicipal para aquisição do CAP’s para os município”, explicou Wagner.
O município do Naque sinalizou que integrará o CISVALE, mas espera um novo desenho na implantação do SAMU Regional, com uma base que atenda melhor o município.
Autor: Flávio A. R. Samuel