O SAMU Regional e a integração do município de Coronel Fabriciano ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (CISVALES) foi pauta de um encontro, nesta sexta-feira (20/11), entre o Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, e a Comissão Parlamentar de Saúde da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano. Estiveram presentes à reunião, o presidente da Comissão, vereador Adriano Martins, além dos membros dessa, os vereadores Enéias Reis, Serjão do Casib e Luciano Lugão.
Segundo informou o Superintendente Wagner, os municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço se desfiliaram do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE), e irão se reunir em um novo consórcio de urgência e emergência, o CISVALES. A decisão foi votada e aprovada durante a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do CONSURGE realizada em novembro.
Dessa forma, conforme explicou o Superintendente aos vereadores, todos os municípios deverão encaminhar às respectivas Câmaras Municipais, projeto de lei que autoriza a adesão do município ao CISVALES. Essa aprovação por parte dos municípios é fundamental para a implantação da Rede de Urgência e Emergência do Vale do Aço.
Ao final da reunião, a Comissão de Saúde se comprometeu em finalizar a análise do projeto e dar os devidos encaminhamentos para que seja colocado em votação. A Comissão acredita que o projeto será aprovado, dada sua importância para o município de Coronel Fabriciano. O presidente da Comissão avaliou o encontro como positivo e ressaltou que a relação da Superintendência de Saúde com os municípios tem sido extremamente eficaz.
O Superintendente Wagner informou que no projeto atual de implantação da Rede de Urgência e Emergência do Vale do Aço pelo CISVALES, está previsto a instalação de 11 a 13 bases do SAMU em pontos estratégicos, de Jaguaraçu à Caratinga. Por estar localizado estrategicamente, Coronel Fabriciano deverá contar com duas bases, uma na região central do município e a outra nas mediações do bairro Caladinho, na saída para Ipatinga. Cada ambulância do SAMU terá um motorista treinado, um médico e um enfermeiro.
CISVALES
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (CISVALES) é a união dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço e do Leste de Minas Gerais para aprimorar a Rede de Urgência e Emergência. Com sua criação, os municípios associados passam a contar com instrumento legal para encaminhar, com transparência administrativa, ações de interesses comuns.
Autor: Flávio Samuel