A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizou durante toda esta semana (de 28/3 a 01/04), capacitação sobre a vacina BCG, abordando a parte teórica sobre a vacina.
Participaram do treinamento enfermeiros e técnicos em enfermagem dos 35 municípios que compõem a região metropolitana do Vale do Aço, responsáveis pelas salas de vacinas.
Segundo a Referência Técnica em Imunização da regional de saúde de Coronel Fabriciano, Micheli Moreira Egydio, o objetivo do treinamento foi esclarecer dúvidas e alinhar as ações de vacinação. Vale destacar que é a vacina BCG que protege contra as formas graves de tuberculose como, por exemplo, a meningite tuberculosa, e deve ser aplicada ao nascer.
Durante a capacitação, foram abordados os aspectos epidemiológicos e clínicos da tuberculose, ações de controle da doença, as reações adversas relacionadas à BCG, manejo, conservação e a parte teórica da técnica de aplicação da vacina.
De acordo com Michele, o momento foi de aprendizado e de ampla revisão teórica, além da discussão das estratégias para a manutenção de alta cobertura de vacinação.
Autor: Flavio Samuel