Regional de Coronel Fabriciano participa de nova etapa do Fórum Regional Território Vale do Aço

Crédito: Flávio Samuel

Nesta quinta-feira (21/01), Ipatinga foi sede da etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território do Vale do Aço, onde foram apresentadas as primeiras respostas às necessidades apontadas pela população nas etapas anteriores. A etapa, coordenada pelo subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG-MG), César Cristiano de Lima, contou com a presença de autoridades, representantes de grupos diversos e lideranças comunitárias da região.

Durante a apresentação do eixo Saúde e Proteção Social, o superintendente regional de saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, tratou da reabertura e funcionamento do Hospital Municipal de Belo Oriente. “O próximo passo é realizar o redesenho da atenção hospitalar no âmbito das regiões de saúde e a redefinição da missão dos hospitais do estado como pontos de atenção na rede, incluindo-se aqui, o Hospital de Belo Oriente”.

Presente no encontro, a subsecretária de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Leda Vasconcelos, apresentou proposta de implantação de um centro de especialidades médicas com oferta de exames de média complexidade na região. “A Secretaria de Estado de Saúde tem a meta de, até 2018, implantar a atenção especializada nas 77 regiões de saúde, contemplando o território Vale do Aço com base nas suas necessidades que serão levantadas por meio de diagnóstico da realidade local”, afirmou a subsecretária.

Ao finalizar a apresentação do eixo, o superintende Wagner ressaltou o esforço conjunto que tem sido promovido pelas secretarias de estado. “O Governo de Minas está mobilizado em torno dos Fóruns Regionais. Todos os debates gerados desde a primeira etapa do Fórum Regional são ricos e têm servido para otimizar o diálogo entre as secretarias e aumentar a convergência de suas ações”, finalizou Wagner.

Fórum Regional Território Vale do Aço

O Vale do Aço é composto por 33 municípios, divididos em três microterritórios: Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Nas etapas anteriores, 482 demandas foram levantadas pelas 1.274 pessoas presentes.

Autor: Flávio Samuel

Rolar para cima