Regional de Coronel Fabriciano orienta trabalho de atingidos por enchentes em Açucena

Crédito: ACS/PMA

Nesta quinta-feira (21/01), técnicos em Vigilância em Saúde Ambiental da Superintendência da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano estiveram na cidade de Açucena. A visita, que se deu por meio do programa VIGEDESATRES, teve como objetivo acompanhar e orientar os trabalhos da Defesa Civil no município, atingido pela cheia do Rio Doce. Ao todo, 10 servidores participaram da ação.

A Prefeitura Municipal de Açucena decretou Estado de Emergência no município, nesta quarta-feira (20), devido às fortes chuvas que atingiram o município nesses últimos dias. A média foi superior à prevista para esta época do mês e a previsão é que as chuvas continuem. A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental, coordenada por Éder Silva, reforçou a necessidade de desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas pelas autoridades de saúde, a fim de reduzir o risco da exposição da população, das doenças e agravos decorrentes das enchentes.

Éder Silva esclareceu também que o nível do Rio Santo Antônio subiu muito e, com isso, os alagamentos de casas no distrito de Naque Nanuque (Naquinho) e Comunidade de Coqueiros ocorrem com mais frequência. “Medidas imediatas de retirada das famílias já estão em andamento”, completou a referência técnica em Vigilância em Saúde. Já nas demais localidades e regiões do município, a orientação é que a população evite sair de casa, pois já há registros de quedas de barreiras nas estradas. A Defesa Civil também recomenda que as pessoas estejam atentas ao surgimento de trincas, rachaduras ou rebaixamento em morros e terrenos.

Para Éder Silva, é extremamente necessário monitorar as encostas e barrancos, para verificar possíveis rachaduras, principalmente nos municípios onde há riscos de enchentes e onde as chuvas estão constantes. “Quem mora em área de risco precisa ficar em alerta máxima. Quedas de muros e árvores também estão ocorrendo e precisam ser monitoradas por todos, para evitar acidentes mais graves”, ressalta.

Doações

Doações de alimentos não perecíveis, roupas, material de limpeza, roupas de cama e banho e material de higiene pessoal podem ser feitas para atender as famílias desabrigadas. O ponto de entrega é no CRAS, no centro de Açucena, que funcionará em horário especial. Mais informações pelo telefone: (33) 3298-1146.

Autor: Flávio Samuel

Rolar para cima