Regional de Coronel Fabriciano discute cenário da covid-19 com prefeitos da microrregião de Saúde

Crédito: Flávio Samuel

A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, participou nessa terça-feira (9/6), de uma reunião com prefeitos para discutir a situação epidemiológica da microrregião de Coronel Fabriciano-Timóteo em relação ao cenário da covid-19. A reunião foi realizada no Hospital Doutor José Maria Morais (HJMM), em Coronel Fabriciano, e contou com a presença do superintendente regional de Saúde, Ernany de Oliveira Duque Júnior, do diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), João Luiz Andrade e do deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

O superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernany de Oliveira, ressaltou que a reunião com os prefeitos foi importante para o alinhamento das ações dentro da microrregião, buscando consenso para toda a macrorregião do Vale do Aço. “Destacando a macrorregião do Vale do Aço, sabemos que há uma preocupação salutar por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Nossa região tem um número de casos crescentes e rápidos e, infelizmente, o número de óbitos também tem aumentado. Isso faz com que a SES-MG fique bem atenta ao Vale do Aço para que seja possível tomar ações unificadas e padronizadas para enfrentar a covid-19”, conclui.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, Kátia Barbalho, o objetivo da reunião foi apresentar aos participantes as políticas adotadas nesse período de pandemia, o balanço de número de casos, as medidas preventivas e a estrutura hospitalar existente na microrregião. “Inicialmente, o HJMM contava com 60 leitos, dos quais, 10 eram de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o surgimento da pandemia nós intensificamos as obras de reforma e, atualmente, dentro do hospital temos 19 respiradores e 19 leitos preparados para UTI/Covid-19, lembrando que, desses leitos, apenas cinco estão credenciados pelo Ministério da Saúde, sendo que já solicitamos o credenciamento de mais cinco, porque estamos percebendo que a nossa onda de casos de coronavírus chegou”, afirma.

Ainda de acordo com a secretária, atualmente, o HJMM tem 10 pacientes internados com covid-19, dos quais, três estão utilizando leitos de UTI, já que apresentam um quadro mais grave da doença. “Todos esses são residentes de Coronel Fabriciano. Já tivemos de outros municípios, mas graças a Deus já receberam alta e foram recuperados. Portanto, neste momento, o nosso cenário está bem tranquilo em termos de assistência básica e secundária, e inclusive na atenção terciária, que é o preparo dos leitos hospitalares”, complementa.

Presente na reunião, o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, destacou que a reunião com os prefeitos surgiu para discutir a realidade que a microrregião enfrenta. “Nós já ampliamos os leitos para covid-19, que estão disponíveis à população, há ainda a possibilidade de mais ampliação. Então essa reunião serviu mesmo para ressaltar aos prefeitos da microrregião que a nossa referência de atendimentos é o HJMM, e caso os moradores dessas cidades adoeçam de covid-19, temos condições de recebê-los em nosso hospital”, salienta.

A Microrregião de Saúde de Coronel Fabriciano-Timóteo é formada pelos municípios de Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Jaguaraçú, Marliéria, Pingo D’água e Timóteo.

Autor: Flávio Samuel

Rolar para cima