Regional de BH vacinou mais de 130 mil crianças

Imagem

Os 39 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais, vacinaram mais de 134.984 mil crianças com a primeira dose, segundo dados do vacinômetro (coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

 A superintendente da SRS Belo Horizonte, Débora Tavares, ressalta a importância da vacinação de crianças. “Trabalhamos para vacinar o máximo de crianças possível. Essa ação é importante para controlar a pandemia. Contamos com a parceria de pais, mães e responsáveis”.

Para a bióloga, professora universitária e mãe de 3 filhos, Thaís Maya Aguilar, a notícia da vacinação de crianças é excelente. “O avanço da vacinação diminui o número de casos, principalmente os casos graves. Os casos graves estão entre as pessoas não vacinadas. Com a vacinação das crianças, diminui o risco. Meus três filhos estão vacinados”. Para Aguilar, com a vacinação ampla é possível diminuir a preocupação de novas variantes. “O foco passa a ser a população que não se vacinou ou que se recusa a vacinar”.

 

Dúvidas frequentes

A SES-MG esclareceu dúvidas frequentes sobre a vacinação infantil no Blog da Saúde (http://blog.saude.mg.gov.br).

Por que vacinar crianças, já que elas não agravam para covid-19?

Ainda que haja uma proporção de agravamento e óbito inferior a de adultos, crianças também adoecem por covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem evoluir para formas graves e até óbito. Em Minas Gerais, até o dia 1º de fevereiro*, foram notificados 152 óbitos de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos em decorrência da covid-19; mais da metade dessas, 83, com menos de 9 anos.

* Informe Epidemiológico Coronavírus SES-MG 01/02/2022. Clique aqui e confira os dados mais atualizados.

Qual a vacina mais recomendada, Pfizer ou Coronavac?

A vacina Pfizer Pediátrica está recomendada para crianças de 5 a 11 anos de idade. Já a Coronavac, para crianças de 6 a 11 anos de idade, exceto aquelas imunocomprometidas. Vale destacar que todas as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante sua segurança.

Quais as garantias de que a vacina é segura para crianças?

Todas as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante a sua segurança. Além do Brasil, pesquisadores de todo o mundo, agências reguladoras de diversos países, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) atestam a segurança e eficiência das vacinas contra a covid-19 na redução de casos graves e óbitos por covid-19.

 

Mais informações em http://blog.saude.mg.gov.br/2022/02/02/ses-mg-esclarece-vacinacao-infantil/

Autor: Leandro Heringer

Rolar para cima