Regional de Barbacena realiza videoconferência com Comitê Macrorregional COVID-19

Imagem

Na quarta-feira, 08/04, direção e equipe da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena realizaram uma videoconferência com os membros do Comitê Macrorregional Centro-Sul de enfrentamento ao COVID-19. A  reunião virtual contou com a participação dos representantes da Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei, Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, SAMU e COSEMS, para alinhamentos e início das atividades do comitê.

créditos fotos: Priscila Rezende

Os Comitês Macrorregionais COVID-19 constituem uma estrutura propositiva, com composição multidisciplinar e multissetorial com atribuições circunscritas à área de abrangência da macrorregião. Aos diferentes setores participantes dos Comitês compete contribuir com informações e diagnósticos para subsidiar a análise da situação macrorregional e o processo de tomada de decisões do Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES-MINAS – COVID-19. O objetivo é acompanhar de forma ainda mais organizada e sistemática a evolução do quadro epidemiológico (macro) regional, além de adotar e fixar medidas e respostas específicas, necessárias à prevenção, controle do contágio e tratamento das pessoas afetadas.
Na videoconferência a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, apresentou o manual operativo dos comitês macrorregionais COVID-19 com suas diretrizes, atribuições e rotina operacional. Também foram apresentados os dados epidemiológicos de casos da região, dados de internações, casos suspeitos, confirmados e descartados, bem como evolução de casos por faixa etária.
Créditos foto: Priscila Rezende
“Nosso objetivo também é apresentar o cenário, as dificuldades nesse percurso de enfrentamento e a divulgação das notas atualizadas do COES-MG”, afirmou a Superintendente. Houve, ainda, a apresentação de casos que foram investigados e já tiveram resultados, a nova orientação do ministério da saúde sobre o uso de máscaras caseiras artesanais pela população e a organização da Atenção Primária no estado.
Na ocasião, o comandante da 13ª região da Polícia Militar, Coronel Hudson Abner, disponibilizou o apoio da Polícia Militar para o que se tornar necessário como orientações, arrecadação de alimentos para a população carente, distribuição de máscaras e operacionalização do que for necessário para mobilizar socialmente as pessoas no enfrentamento da pandemia. O Coronel explicou, ainda, sobre o recolhimento dos respiradores ociosos pelo Governo do Estado para manutenção e recuperação dos equipamentos. “A nossa macrorregião de Polícia Militar é composta por 61 municípios e tivemos um recolhimento de 32 respiradores e esperamos completar 35 até o fim dessa semana. Devido a expectativa de pico da doença no final de abril, início de maio, a expectativa é recuperar os equipamentos entre 20 e  30 de abril”, afirmou.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima