Regional de Barbacena realiza reunião sobre vacinação contra Sarampo

2 4

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) em parceria com o Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS) da Regional de Saúde de Barbacena promoveu nessa quinta-feira (27/09) uma reunião sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Com o objetivo de interromper a circulação do vírus do Sarampo na região, a reunião contou com a presença de representantes municipais das áreas técnicas de Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Imunização e das Salas de Vacinação.

“Desde o início do ano foram confirmados um total de 30 casos de sarampo em Minas Gerais e o estado está com surto ativo da enfermidade, segundo o Ministério da Saúde. Na SRS Barbacena temos, até o momento, 16 casos notificados. Mesmo que nenhum caso tenha sido confirmado, precisamos ficar atentos porque o vírus está circulando”, afirmou a Coordenadora do NUVEAST da SRS/Barbacena, Silvania Roman.

Durante a reunião, foi sugerido aos profissionais realizarem busca ativa dos não vacinados. Além disso, os palestrantes falaram sobre a importância da mobilização das pessoas para que procurem as Unidade de Saúde. “Reforçamos a parceria entre Atenção Primária a Saúde e Vigilância Epidemiológica para otimizar ações, de forma integrada e complementar. Uma medida para impedir o avanço da doença é manter a população protegida por meio da vacinação, mobilizando esforços para garantir altas coberturas vacinais, em todos os 31 municípios da SRS Barbacena”, destacou Silvania.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo será feita de forma seletiva e ocorrerá em duas etapas. No período de 7 a 25 de outubro, o público-alvo são as crianças de seis meses a menores de 5 anos. O dia D de Mobilização Nacional acontecerá em 19 de outubro. Já a segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, o foco é a população de 20 a 29 anos. O dia D ocorrerá em 30 de novembro.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima