O Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu, nesta terça-feira (16/02), uma reunião com representantes dos hospitais dos municípios pertencentes à regional. O objetivo foi tratar sobre diretrizes para prevenção de infecção hospitalar nos estabelecimentos.
Na ocasião, a coordenadora de VISA da SRS/Barbacena, Daniela Evangelista, repassou orientações da área de vigilância sanitária acerca das legislações pertinentes ao tema. A ênfase foi dada à Portaria n°2616/98 do Ministério da Saúde, que trata sobre as diretrizes e normas para a prevenção das infecções hospitalares, bem como as ações que devem ser desenvolvidas sistematicamente
De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um PCIH em pleno funcionamento garante a orientação de ações básicas de assistência à saúde e previne o uso indiscriminado de antimicrobianos e germicidas hospitalares, evitando a resistência e contribuindo para uma sensível diminuição dos custos hospitalares globais. As demais legislações abordadas na reunião foram acerca das resoluções da ANVISA – RDC’s nºs 8, 15, 42, 36 e 63, que instituem, entre outros itens, ações de boas práticas para a promoção da segurança do paciente e melhoria da qualidade nos serviços de saúde.
Autor: Priscila Rezende