Regional de Barbacena promove Reunião sobre enfrentamento do Coronavírus

Créditos: Priscila Rezende

Nos dias 5 e 6/03 a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena promoveu reuniões com os municípios das microrregiões de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete para alinhar as orientações sobre os serviços de saúde em relação ao Coronavírus.

Para esse momento de alinhamento das ações, preparação para o enfrentamento desta emergência e esclarecimento de dúvidas, a reunião contou com a presença de profissionais municipais como médicos, enfermeiros, hospitais, e das áreas de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

“Nosso objetivo com essas reuniões é promover um alinhamento das ações e capacitar os profissionais, contribuindo para a estruturação dos serviços de saúde no enfrentamento ao coronavírus”, explicou a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS Barbacena, Silvania Roman.

Foram abordados temas como: aspectos históricos do coronavírus; situação epidemiológica atual; aspectos clínicos da doença; critérios de definição de casos; manejo dos casos na atenção primária e hospitalar; fluxo de notificação dos casos; vigilância e monitoramento dos contatos.

As palestras foram ministradas pelas referências técnicas da SRS Barbacena Ana Cristina Santos, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, e Jurema Maciel, do Núcleo de Vigilância Sanitária. O evento contou ainda com a presença da Superintendente Regional de Saúde, Hérica Vieira Santos, que destacou a importância da transmissão do conhecimento e alinhamento desses novos eventos que vem acontecendo na saúde: “Estamos promovendo essas reuniões com o objetivo de repassar as diretrizes que o Ministério da Saúde tem passado em relação ao Coronavírus. Também destacamos as orientações que o Estado alinhou com os técnicos para promover o conhecimento em relação à doença”, afirmou a Superintendente.

Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Todos os países devem estar preparados para conter a transmissão do vírus e prevenir a sua disseminação por meio de vigilância ativa com detecção precoce, isolamento e manejo adequados dos casos, investigação/monitoramento dos contatos e notificação oportuna.

No site do Coronavírus são publicados os boletins com as atualizações da situação epidemiológica do Coronavírus, bem como as orientações para profissionais de saúde. 

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima