Nessa segunda-feira (18/04), a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS) promoveu capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue para médicos que atuam nos municípios abrangidos pela regional de saúde e para acadêmicos da Faculdade de Medicina de Barbacena.
Com o objetivo repassar aos médicos informações atualizadas do protocolo do Ministério da Saúde envolvendo Dengue, Zika e Chikungunya, a capacitação foi ministrada pelo médico residente em infectologia do Hospital Eduardo de Menezes, da Rede FHEMIG, Herbert Fernandes.
Na abertura do evento, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, ponderou sobre a situação alarmante da Dengue, Zika e Chikungunya no estado, em especial na região de Barbacena, e destacou a importância do evento: “Essa capacitação é um momento muito importante para nós, diante do desafio colocado na nossa região. Barbacena, anteriormente, vivia um momento de tranquilidade devido ao clima e sua colocação geográfica, mas hoje a nossa incidência e todo o cenário é muito preocupante, esse ano temos tido um crescimento do número de casos, muito acima da média dos últimos anos”.
Robson destacou, ainda, a importância das orientações para um bom manejo clínico e detecção e descarte de casos prováveis: “Uma das grandes preocupações no estado tem sido a questão clínica, então nós percebemos uma necessidade de dialogar mais com os profissionais da saúde de forma que possam estar bem orientados quanto ao diagnóstico”.
“Nós trabalhamos com casos prováveis e são vocês, profissionais de saúde, que estão na ponta, que irão detectar o paciente e notificar o município para que possamos trabalhar com as estatísticas. Inicialmente a gente trabalha com as notificações e depois trabalhamos com os casos prováveis e descartamos outros casos. O que mostra que precisamos trabalhar bem a questão do manejo clínico para que a gente possa detectar com mais precisão essas doenças”, enfatizou Robson.
Durante a palestra, Herbert Fernandes relatou a situação que ele tem vivenciado enquanto médico atuante nos atendimentos dos pacientes acometidos pela Dengue, demonstrando a situação em Belo Horizonte e em todo o estado. “Nosso objetivo é falar sobre como manejar um caso de Dengue baseado baseada no novo manual do Ministério da Saúde de 2016. Hoje falarei a partir da experiência que tenho vivenciado atualmente em Belo Horizonte, onde estou atuando, e demonstrar o quão grave está a situação deste ano com a epidemia”, afirmou Herbert. Em relação à região de Barbacena, o mesmo destacou que “é uma região que faz fronteira com Belo Horizonte, e diferente do que acontecia anteriormente, em que se tinha menos de 100 casos, dessa vez a epidemia chegou pra valer”.
Autor: Priscila Rezende