Entre os dias 21 e 25 de setembro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promove uma Oficina de Capacitação para Inspeção em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para técnicos de fiscalização em Vigilância Sanitária dos municípios de jurisdição da SRS. Ministrado pela servidora técnica da Vigilância Sanitária da SRS/Barbacena, Elizabete Pupo, a oficina tem por objetivo capacitar técnicos para a atuação na fiscalização de unidades de saúde e respectivos serviços em seus municípios.
Na abertura do evento o Superintendente Robson Vidigal destacou a importância das capacitações e da adequação das políticas de saúde às realidades dos municípios: “Um dos nossos objetivos é descentralizar aquilo que o município tem, que é a capacidade de fazer e essa tem sido uma política de governo, uma tendência para a evolução de um processo de emancipação para que os municípios possam desempenhar seu papel com a autonomia necessária”, afirmou o superintendente.
De acordo com a palestrante Elizabete Pupo, a oficina visa capacitar os técnicos para que a realização de inspeções nas Unidades Básicas de Saúde em conformidade com o modelo de Redes de Atenção e um processo mais amplo de trabalho. “Antes nós vivíamos uma realidade diferente em que apenas se fazia uma inspeção na unidade básica de saúde. Só que hoje, a tipologia mudou muito. Agora, as unidades tem um serviço ampliado e trabalham com várias equipes de Saúde da Família. Então, nessa lógica, precisamos também conhecer sobre as Redes de Atenção à Saúde. Temos que sair do nosso mundo restrito à Vigilância Sanitária e conhecer o trabalho as redes de atenção: a primária, a secundária, a terciária; a referência e contra referência. E temos que ter a noção de que a inspeção não é mais puramente técnica, mas todo um processo de trabalho”, afirmou a palestrante.
Autor: Priscila Rezende