Regional de Alfenas realiza treinamento sobre novo sistema de solicitação de imunobiológicos especiais

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), promoveu, no dia 10/12, uma capacitação voltada à implementação do novo sistema de solicitação de imunobiológicos especiais. A plataforma digital busca trazer mais agilidade, organização e segurança ao atendimento dos pacientes que necessitam desses imunobiológicos em Minas Gerais.

A atividade foi conduzida pela referência técnica do programa ProBPMS do Nível Central da SES-MG, Alan Bessa, com apoio das técnicas Roberta Barros e Maria Nazaré. Participaram profissionais de imunização dos municípios da macrorregião Sudoeste, como no foco no aprimoramento do fluxo de trabalho e fortalecimento dos processos relacionados aos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).

O treinamento também incluiu uma atualização sobre Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (Esavi), apresentada por Roberta Barros, que reforçou a importância da vigilância, da segurança das vacinas e da notificação adequada.

Maria Nazaré abordou o calendário vacinal, destacando as orientações essenciais para a rotina das equipes e garantindo alinhamento com as recomendações mais recentes.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Alfenas, Maria de Lourdes Barbosa Negrão, “a capacitação  fortaleceu o conhecimento dos profissionais e contribuiu para assegurar um atendimento mais resolutivo, seguro e integrado à população”.

Por: Superintendência Regional de Saúde de Alfenas / Fotos: Maria de Lourdes Barbosa Negrão

Rolar para cima