A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu de 23 a 25/9, na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, capacitação voltada para os inspetores que realizam fiscalizações de farmácias e drogarias, tanto municipais, quanto do consórcio intermunicipal de Saúde (CISLAGOS) que compõem o VISACIS, e das regionais de Saúde de Alfenas, Varginha, Passos, Pouso Alegre, Itabira, São João Del Rey e Juiz de Fora.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres da SES-MG, Alessandro de Souza Melo, “o objetivo principal do curso é fortalecer as vigilâncias municipais, visando à uniformização e padronização dos processos de fiscalização, condução, inspeção e avaliação dos riscos sanitários encontrados nos estabelecimentos que realizam dispensação e manipulação de medicamentos”, disse o diretor
Durante o curso foram ministradas algumas palestras expositivas e várias atividades práticas que simulam situações encontradas em inspeções nestes estabelecimentos. Nas oficinas, os participantes preencheram relatórios de inspeção em drogaria, classificaram e pontuaram as não conformidades, indicando o grau de risco sanitário de cada uma.
Em outra atividade, os inspetores simularam uma inspeção sanitária avaliando algumas situações rotineiramente encontradas e posteriormente, avaliaram alguns relatórios elaborados pelas Visas e as oportunidades de melhorias.
Para Ana Carolina Xavier, coordenadora de Vigilância Sanitária da SRS Alfenas, os serviços de farmácias e drogarias são de grande risco sanitário e estão em constante processo de mudança, visto que todos os dias surgem nossos medicamentos no mercado. Para a coordenadora, “com esse curso, pretendemos nivelar as exigências de todos os fiscais, baseadas na legislação e padronizar os documentos gerados por uma inspeção”, disse.
Por: SRS Alfenas
Foto: Ana Carolina Xavier
