Regional de Alfenas promove debate em lembrança ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose

Crédito: Marivalda Tobias

Nesta segunda-feira (28/03), o Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas realizou debate com o tema Combate a Tuberculose. Participaram coordenadores da Atenção Primária da Regional, agentes comunitários de saúde, enfermeiros do Programa de Saúde da Família e referências técnicas municipais de tuberculose.

Segundo a técnica Rafaela Costa, o objetivo deste encontro foi sensibilizar a rede assistencial nas ações de controle da tuberculose, dando ênfase no paciente sintomático respiratório e na adesão ao tratamento.

Convidada para o debate, a infectologista Luiza Patrícia Fogaroli, professora da Universidade Federal de Alfenas, fomentou as discussões entre os técnicos municipais esclarecendo dúvidas, discutindo casos, sinais, sintomas e tratamentos da tuberculose. A médica enfatizou que debates como esse favorecem muito o conhecimento, pois permitem a troca de experiências, levantamento de dificuldades e compartilhamento de situações exitosas nos municípios.

Os técnicos municipais presentes ao debate citaram uma série de desafios que impedem avanços no combate a tuberculose, como o estigma à doença, que “camufla” muitos doentes, e também o abandono do tratamento por muitos dos pacientes. Para, tanto, faz-se necessário a intervenção da Atenção Primária no sentido de monitorar casos, fazendo busca ativas, agentes fazendo as visitas domiciliares, etc.

“A Atenção Primária é de grande importância no êxito ou fracasso no combate à tuberculose, pois é na porta de entrada que fazemos a prevenção, diagnóstico, busca ativa dos sintomáticos respiratórios, enfim, temos de estar sempre atentos”, alertou a médica infectologista.

Autor: Marivalda Cezário Santos Tobias

Rolar para cima