As referências técnicas das 28 superintendências e gerências regionais de saúde de Minas Gerais participaram da oficina de expansão do Projeto Saúde em Rede, no dia 28/10. O projeto tem como objetivo organizar as Redes de Atenção à Saúde, tendo a Atenção Primária como ordenadora do cuidado, além de qualificar os processos assistenciais. A metodologia utilizada envolve os gestores e referências estaduais, regionais, municipais e, principalmente, os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde a partir de um planejamento estratégico e participativo, o que possibilita ter ações efetivas.
Em um processo de educação permanente, que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), as referências regionais têm passado por constante capacitação.
A oficina, que ocorreu de forma virtual, também contou com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que enfatizou a participação de todas as regionais e o alinhamento dos trabalhos com os municípios. “Gostaria muito que todas as regionais vestissem a camisa do Projeto Saúde em Rede e assumissem a função de levar o projeto a cada município”, disse.
A próxima oficina será realizada neste mês de novembro. Para a referência técnica materno infantil da coordenação de atenção à saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Maídila Sales de Mello, o projeto é de extrema importância. “O Saúde em Rede na SRS/BH, local onde concentra serviços de alta complexidade, responsáveis por dar suporte à assistência de usuários residentes em todo o estado de Minas Gerais, será essencial. O projeto viabiliza a gestão com base populacional a fim de qualificar a assistência prestada, melhorar a saúde definida de forma ampla e gerar valor para as pessoas usuárias”, disse.
Mais informações sobre o Saúde em Rede, acesse: www.saude.mg.gov.br/saudeemrede
Autor: Alessandra Maximiano