A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS Teófilo Otoni) realizou nessa quarta-feira, 22/4, a terceira reunião do Comitê Macrorregional Covid-19 Nordeste. O encontro foi através de videoconferência e reuniu representantes da SRS Teófilo Otoni, da Gerência Regional de Pedra Azul (GRS Pedra Azul), presidentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) de Teófilo Otoni e de Pedra Azul, gestores Municipais de Saúde dos municípios sede de Micro de toda Macrorregião Nordeste, equipe técnica do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), representantes do SAMU, do Hospital Santa Rosália e do Hospital Bom Samaritano, ambos de Teófilo Otoni, representantes do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal.
Na ocasião, técnicos da SRS Teófilo Otoni juntamente com a equipe da GRS de Pedra Azul apresentaram as alterações realizadas no Plano Operativo de Contingência da Macrorregional Nordeste relacionada à Covid-19, atendendo as exigências da SES MG, para atender melhor a população.
A proposta apresentada sugere que cada microrregião tenha pelo menos um hospital de referência em Síndrome Respiratória Aguda Grave – Covid-19 (SRAG-COVID-19) e define os hospitais paras atendimento dos casos não Covid-19 como retaguarda aos hospitais que atenderão pacientes com Covid-19.
O plano com as respectivas alterações foi validado no comitê e será encaminhado à SES MG para reavaliação e emissão de parecer técnico. A própria Secretaria enviará a documentação para o Ministério da Saúde solicitando a habilitação dos leitos pretendidos.
Na Macrorregião Nordeste, seis casos da Covid-19 foram confirmados até o presente momento. Dois evoluíram para óbito.
Autor: Déborah Ramos