Regionais de Montes Claros e Pirapora, gestores e MPMG avançam revisão da rede de atendimento de pessoas que vivem com HIV

FOTO 1 18

As regionais de saúde de Montes Claros e Pirapora, juntamente com gestores de saúde e a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da Região Macro Norte de Minas concluíram nesta quarta-feira (11/3), nova etapa de organização dos atendimentos de pacientes que vivem com HIV. A diretoria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), sediado em Montes Claros, reafirmou o compromisso de manter o atendimento de pacientes no Centro Ambulatorial Tancredo Neves (Caetan), contemplando as pessoas que já estão em tratamento e novos casos que porventura surgirem.

Ainda durante reunião realizada na sede do Ministério Público, em Montes Claros, com a participação dos promotores, Leandro Pereira Barboza e Rodrigo Welerson Guedes Cavalcanti, além da superintendente e da gerente regional de Saúde de Montes Claros e Pirapora, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e Adriana Kátia Emiliano Souza, respectivamente, a diretoria do HUCF anunciou que vai contratar um profissional clínico para o atendimento de pacientes com HIV. O profissional passará por capacitação no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, conforme entendimentos já viabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Outro médico do HUCF decidiu aumentar em mais um dia os atendimentos semanais de pacientes que vivem com HIV o que, segundo a diretoria do hospital, resolverá a questão da falta de profissionais.

Para a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, “os entendimentos para revisão e organização da rede de atendimento de pacientes com HIV está avançando de forma consistente o que, consequentemente, viabilizará a melhoria dos atendimentos das demandas da população”, pontuou.

Segundo o promotor e coordenador regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da região macro Norte de Minas, Leandro Pereira Barboza, “por meio dos entendimentos acertados com os gestores de saúde conseguimos obter avanços consideráveis, o que traz benefícios para a população, sobretudo para os que vivem com o vírus”, disse.

Durante a reunião, também ficou decidido que outros dois médicos atuantes nas secretarias municipais de Saúde de Pirapora e Janaúba, que administram dois Centros de Referência de Doenças Infectocontagiosas (CERDI), também serão capacitados em Belo Horizonte com apoio da SES-MG.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros anunciou que também avalia a contratação de médico clínico para reforço dos atendimentos no CERDI e estuda a possiblidade de estender de 30 para 40 horas semanais a carga horária da médica infectologista, Cláudia Biscotto, que já atua no município. O objetivo é reforçar o atendimento de pacientes que vivem com o HIV.

CERDI Januária

Os gestores de saúde também decidiram que será realizado encontro envolvendo as regionais de saúde de Montes Claros e Januária, com participação da Secretaria Municipal de Saúde de Januária e o Ministério Público visando viabilizar a implantação de um Centro de Referência de Doenças Infectocontagiosas naquele município. Em 2013, a SES-MG propôs a instalação de quatro CERDIs no Norte de Minas mas, até o momento, só estão em funcionamento os centros de Montes Claros, Janaúba e Pirapora.

A instalação do CERDI e a contratação de servidores é de responsabilidade do município e os recursos financeiros para custeio dos atendimentos à população é repassado pelo Ministério da Saúde. Como o CERDI de Januária ainda não foi instalado, os pacientes acabam sendo direcionados para atendimento em Montes Claros o que influi no aumento das demandas nos serviços de saúde, além de despesas para os pacientes devido ao custeio de viagens, alimentação e realização de exames. 

Além das regionais de saúde de Montes Claros e Pirapora e do Hospital Universitário Clemente de Faria, também participam das discussões a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Autor: Pedro Costa

Rolar para cima