Regiões de Saúde de Uba e Muriaé realizam 3° reunião da CIB por videoconferência

A ferramenta Google Meets, disponibilizada pela SES em parceria com o Google, possibilitou a 3ª reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB*) das regiões de Saúde de Ubá e Muriaé, realizada na última quarta-feira (06/04). Com a participação de mais de 30 pessoas, entre Gestores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e servidores da Regional, a reunião teve como pauta principal os aspectos do Programa Minas Consciente, formulado pelo Governo de Minas Gerais para retomar indústria, serviços e comércios paralisados devido à pandemia da Covid 19, levando em consideração os indicadores da taxa de incidência de casos confirmados e a taxa de ocupação de leitos de UTI.

O Presidente do Cosems Regional, Luciano de Souza Alcântara, ressaltou a importância da realização da reunião da CIB remotamente e ainda destacou a necessidade de mais esclarecimentos quanto ao Minas Consciente. “Seria interessante uma videoconferência em que os 31 prefeitos das cidades da nossa região conseguissem apresentar dúvidas e obter respostas técnicas e esclarecedoras, que a equipe da Regional de saúde de Ubá está apta a atender. A pressão sobre eles tem sido constante e este é um suporte muito importante, pois trata-se da retomada econômica de forma estudada e ordenada”, disse Luciano.

Outros assuntos abordados foram a ocupação de leitos clínicos e de UTI dos hospitais do território, bem como o credenciamento de novos leitos para suprir a demanda crescente. “Foi muito proveitoso poder apresentar o Minas Consciente, e vimos que há uma necessidade de aprofundar esta aproximação para que os municípios sejam respaldados nas decisões que tomarem mediante a adesão ao programa do Governo Estadual. Também tomaremos providências para que novos leitos sejam credenciados e as instituições hospitalares estejam aptas a enfrentar o crescimento de casos, que ainda está em fase inicial, o que amplia nossas chances de estarmos melhores preparados para quando o pico for atingido”, ressaltou a Diretora Regional de Saúde de Ubá, Aline Santos de Almeida Prado.

Confira a lista das cidades presentes: Barão do Monte Alto, Brás Pires, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Eugenópolis, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Piraúba, Rio Pomba, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, São Geraldo, Senador Firmino, Silveirânia, São Sebastião da Vargem Alegre, Tabuleiro, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco. O município de Vieiras enviou representante.

 
 

Autor: Regional de Saúde de Ubá

Rolar para cima