Região de Patos de Minas recebe 1.439 doses da vacina contra a bronquiolite

Destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, vacina será entregue aos municípios na próxima semana

Está previsto para chegar nesta sexta-feira (5/12) o primeiro lote com 1439 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para os 21 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas.

A partir de agora, o Ministério da Saúde (MS) passa a entregar rotineiramente o imunizante, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), integrando-o ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. O cálculo das remessas se dá conforme o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o que permite projetar a média de gestantes esperadas na idade gestacional recomendada para a vacinação. A administração é em dose única, a partir da 28ª semana de gestação.

Para a superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, a chegada da vacina está sendo aguardada pelos gestores de saúde como também por toda a população. “A partir de segunda-feira, dia 8/12, a vacina já estará disponível para os municípios e estamos organizando esta força tarefa para chegar nas salas de vacinas e nos Vacimóveis o mais rápido possível”, destacou a superintendente.

O vírus sincicial respiratório é a principal causa de infecções do trato respiratório inferior em crianças menores de 2 anos. Ele responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por aproximadamente 40% das pneumonias nessa faixa etária. Bebês com menos de seis meses são os mais vulneráveis e têm maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Entre 2023 e 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Patos de Minas e região registrou 32 internação em menores de dez anos por bronquiolite aguda devida ao vírus sincicial respiratório, sendo 75% em crianças menores de um ano de idade.

A servidora pública, Helen Cristina Barbosa Machado de Sousa, está na terceira gestação. Ela está entrando na 24ª semana de gestação e já colocou na agenda o compromisso de ir se vacinar no dia 7 de janeiro, quando completa 28 semanas. “Fico muito feliz por poder contar com esta proteção extra para a Ana Luísa pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oportunidade que meus filhos mais velhos não tiveram e faz muita diferença, principalmente no primeiro ano de vida”, disse Sousa.

Quantitativo do 1º lote para cada município da SRS Patos de Minas da vacina contra o VRS

MunicípioDoses
Arapuá6
Brasilândia de Minas50
Carmo do Paranaíba75
Cruzeiro da Fortaleza13
Guarda-Mor19
Guimarânia32
João Pinheiro169
Lagamar12
Lagoa Formosa51
Lagoa Grande23
Matutina11
Patos de Minas505
Presidente Olegário41
Rio Paranaíba40
Santa Rosa da Serra13
São Gonçalo do Abaeté13
São Gotardo214
Serra do Salitre47
Tiros20
Varjão de Minas26
Vazante59
Total1439

Por Lilian Cunha / Foto: Rafael Mendes

Rolar para cima