As aulas voltaram para diversas escolas, incluindo as municipais, no último dia 7 de fevereiro. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou 1.243.540 de doses pediátricas da vacina contra a covid- 19 aos municípios mineiros. Nos 39 municípios da Unidade Regional de Belo Horizonte, segundo o Vacinômetro da SES-MG, 75.7811 crianças entre 5 e 11 tomaram a primeira dose, mas a expectativa é alcançar uma população superior a 500 mil crianças, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A superintendente da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Tavares, ressalta a importância da campanha. “Estamos trabalhando para que as crianças entre 5 e 11 anos sejam vacinadas. É importante para controlar a pandemia”.
Janile Dutra levou as filhas, Izabela (9) e Mariana (6), para serem imunizadas. “Esta semana tivemos a maravilhosa notícia da vacinação de crianças e levei logo no primeiro dia. A vacina salva vidas e, para mim, é uma esperança de que tudo isso vai acabar e elas vão poder sentir o poder de um abraço”. Para Janile, a vacinação representa segurança. “Sinto-me segura para deixá-las ter uma vida mais livre sabendo que elas estão vacinadas. Eu acredito na ciência, nos estudos de pessoas extremamente capacitadas. Estou muito feliz e aliviada de ter levado minhas filhas para vacinar. Eu fiz minha parte”.
Vacinação nos municípios
Neste sábado (12), ocorre, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, o dia D de Vacinação contra a covid-19 para as crianças de 11 a 6 anos. As 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas especialmente das 8h às 17h para atender exclusivamente a este público. A estimativa da prefeitura é que mais de 15 mil crianças recebam a primeira dose da vacina neste sábado.
No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável, que deve apresentar um documento de identificação, além dos documentos da criança: documento de identificação com foto ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de endereço; e cartão de vacina. Caso esteja acompanhada por um terceiro, este deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais, que pode ser acessado no portal da prefeitura pelo link www.betim.mg.gov.br/termovacinacao.
Também no dia 12 de fevereiro, Contagem continuará com a “Liga da Vacina” para imunizar as crianças de 5 a 11 anos. O mutirão de imunização infantil estará no Shopping Oiapoque, no Eldorado, e na UBS Cad, Centro, das 9h às 15h. Na última quarta-feira (9/2), Contagem ampliou a vacinação infantil para todo o grupo de crianças de 5 a 11 anos.
Nova Lima realiza, das 9h às 13h, no sábado (12/02), o mutirão da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 a 11 anos nas UBSs Água Limpa (Avenida dos Diplomatas, 40), Cristais (Rua Cuiabá, 250), Honório Bicalho (Rua João Aurélio Salgado, s/n) e Jardim Canadá – Complexo de Saúde (Rua Kenon, s/n). Para vacinação é necessário levar a certidão de nascimento e comprovante de endereço em nome de um dos pais ou responsável. Se a criança estiver acompanhada por outra pessoa, é necessário apresentar um termo de consentimento assinado por um dos pais. A Secretaria Municipal de Saúde salienta que crianças com sintomas gripais não podem receber a vacina; se a criança testou positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias a partir do dia do resultado do exame; cada frasco será aberto após um número mínimo de pessoas e, neste dia, não haverá vacinação contra a Covid-19 (adultos) ou de rotina (adultos e crianças) nos locais.
Autor: Leandro Heringer