Referências das ouvidorias municipais são capacitadas pela Regional de Saúde de Pirapora

Divulgação

A Unidade Regional de Saúde (URS) de Pirapora promoveu, por meio da Assessoria de Governança Regional (AGR), no dia 25 de outubro, uma videoconferência com os municípios de sua área de abrangência, visando a capacitação das referências técnicas no Sistema Ouvidor SUS. A reunião teve como objetivo realizar o monitoramento de demandas pendentes e promover um momento de capacitação sobre as atribuições das Ouvidorias.

O evento foi coordenado pela referência técnica da Ouvidoria, Adriana Katia Emiliano Sousa, e contou com 85% de participação dos municípios da microrregião de Saúde Pirapora, representados por suas referências técnicas em Ouvidoria. Também participaram do encontro a coordenadora da AGR e a estagiária do curso de Direito, Lillian Morais e Jhenifer Dalet, respectivamente. Durante a videoconferência, Adriana Katia apresentou os canais de atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE-MG) e do OuvidorSUS do Ministério da Saúde, falou sobre os tipos de manifestações (reclamação, sugestão, elogio, denúncia e solicitação) que podem ser realizadas junto à Ouvidoria. Falou também sobre os níveis de Ouvidoria que os gestores podem assumir (Nível I e Nível II) quanto ao acesso para os municípios.

Quanto ao monitoramento de demandas pendentes, Adriana apresentou planilha demonstrativa das pendências e explicou a importância de se fazerem o tratamento de todas as demandas, uma vez que o Ministério da Saúde está elaborando um novo sistema, cujo objetivo é melhorar o acesso à população e facilitar o trabalho dos técnicos que irão operar o novo sistema.

Diana Aparecida, gestora do município de Ibiaí, falou da importância dessa reunião frente ao encerramento do corrente ano e da importância de finaliza-lo sem pendências. “Essa reunião é muito oportuna, porque se aproxima o final do ano e, não ter pendências em nossos sistemas é muito importante para os municípios”. Ela ainda destacou a necessidade da indicação pelo gestor de uma referência municipal, a fim de melhorar o acompanhamento das demandas e a agilidade das respostas ao cidadão. “É muito importante que o cidadão tenha esses canais para que haja a correção de um problema no serviço público que o município não esteja percebendo”, finalizou a gestora.

Finalizando a capacitação, Adriana destacou que, com o monitoramento, a Regional contribui com o desempenho das metas táticas da Subsecretaria de Gestão Regional (SubGR) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG), Índice de Qualidade de Gestão das URS (IQGURS), cuja meta é evitar que a Regional fique com demandas paradas em seu sistema, e destacou que a URS-Pirapora tem alcançado no IQGURS a marca de 100% de demandas encaminhadas e concluídas. Outro objetivo alcançado pela URS foi o de capacitação das referências quanto ao Sistema de Ouvidoria e das atribuições do ouvidor, conforme Cartilha do Sistema Estadual de Ouvidorias do SUS – SEOS e a Lei 13.460/17 no âmbito do Executivo Estadual.

Autor: Regional de Saúde de Pirapora

Rolar para cima