Rede de Urgência e Emergência recebe novo reforço

Rede de Urgência e Emergência recebe novo reforço

No Norte de Minas, militares do Exército se unem a socorristas do SAMU e Corpo de  Bombeiros em treinamento intenso com objetivo de promover mais segurança no atendimento às vítimas em situação de risco

A Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas recebe a adesão de mais um parceiro: o 55º Batalhão de Infantaria de Montes Claros. Durante uma semana, socorristas do SAMU Macro Norte e 7º Batalhão de Bombeiro Militar se uniram aos militares do 55º BI para realizar um treinamento intenso com objetivo de promover mais segurança no atendimento às vítimas em situação de risco.

Durante o treinamento, instrutores do SAMU ministram curso de Suporte Básico de Vida, Cinemática do Trauma e Emergências Clínicas; instrutores do Exército ministram treinamento sobre Nós, Amarração e Rapel, e militares do 7º BBM demonstram as práticas para lidar com Produtos Perigosos. O curso foi realizado de 15 a 21 de outubro.

Para o Tenente Leonardo Barbosa, do 55º BI, a integração das instituições é fundamental para um melhor desempenho no trabalho de resgate. “Esse treinamento é importante porque proporciona às instituições compartilhar suas práticas de atendimento, facilitando a ação e o apoio durante as ocorrências”, avalia.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Wilhma Alves de Castro, diz que o número de acidentes na região tem aumentado muito e estão cada vez mais graves, e é preciso treinamento constante para manter as equipes preparadas para o resgate e atendimento às possíveis vítimas. “Com a preparação de todas as equipes no atendimento pré-hospitalar, temos mais facilidade em atuar de forma compartilhada em ocorrências graves, principalmente nas que envolvam múltiplas vítimas e situações colapsadas”, obseva a enfermeira.

O sargento Martins, do 7º BBM, responsável por ministrar técnicas para lidar com produtos perigosos, diz que é importante que as equipes de resgate saibam como se proteger para que tenham condições de oferecer proteção às pessoas. “O cenário da região está se modificando, com registro recorrente de tremores de terra em Montes Claros e instalação de mineradoras em alguns municípios, demandando um trabalho de vigilância e prevenção diferenciado.

Além de conhecer seu próprio protocolo, é importante que as corporações também saibam o papel de cada uma e os riscos a que estão submetidas em situações extremas. Esse treinamento é uma oportunidade de compartilhar experiências e habilidades e simular cenas que possibilitam colocá-las em prática, sem riscos reais”, observa o sargento.

Integração

No último mês de maio, o SAMU Macro Norte e o 7º Batalhão de Bombeiros Militar passaram a trabalhar forma integrada, coordenando a regulação dos atendimentos às ocorrências de urgência e emergência pré-hospitalares realizados pelas duas corporações em Montes Claros.

Segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Warmillon Fonseca Braga, a meta agora é ampliar essa integração, envolvendo as demais instituições de segurança pública. “As equipes técnicas do SAMU e Bombeiros já unificaram o protocolo de atendimento e agora vamos nos reunir com as demais instituições para que esse protocolo seja ampliado, garantindo a segurança de cena para todas as equipes envolvidas no trabalho de resgate”, explica o prefeito.

O Major Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, comandante do 7º BBM, explica que em virtude dos resultados positivos da integração com o SAMU, a meta agora é expandir a cooperação técnica para as cidades de Januária, Janaúba e Pirapora, onde existem bases descentralizadas do SAMU e do 7º BBM. “Estamos trabalhando para que expansão da integração seja efetivada ainda neste ano”, planeja o Major.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola, afirma que toda assa atividade é resultado de um trabalho conjunto do Governo de Minas com as unidades regionais de saúde e os municípios, no sentido de efetivar as redes de atenção à saúde. “Com a organização da Rede de Urgência e Emergência a tendência é que todas as instituições que estão diretamente envolvidas na assistência nesse nível de atenção se integrem à rede. Mas é muito gratificante ver que a rede está ganhando espontaneamente novas adesões e se fortalecendo. A integração do Exército é fundamental para garantir assistência em casos de urgência em locais de difícil acesso e vai somar de forma muito positiva à parceria já consolidada entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros”, avalia a superintendente.

Autor: Jerúsia Arruda / SRS – MOC


Rolar para cima