‘Rádio Povo’ anuncia parceria em evento de mobilização social em Jacinto

Imagem

As referências técnicas dos municípios de Jacinto, Jordânia, Salto da Divisa e Santa Maria do Salto participaram, no dia 10 de junho, na Câmara Municipal de Jacinto, da primeira etapa das oficinas de Mobilização Social em Saúde, que está discutindo o planejamento e a execução das estratégias de mobilização no combate à dengue e do programa Mães de Minas na região nordeste de Minas.

A presidente da Rádio Povo de Jacinto, Virgulina Alves e o diretor da rádio, Manoel Messias Mendonça, foram convidados a participarem da oficina e firmaram uma parceira com os mobilizadores para que pudessem colaborar com a divulgação das ações. “Gostaríamos muito de contar com o apoio da secretaria de saúde para que disponibilize seus profissionais, para que possam falar sobre saúde em um espaço que iremos ceder na rádio todas as quintas-feiras.

Com isso, ganha a rádio e os cidadãos, que receberão informação de qualidade. Entendo que esse é o papel de toda rádio comunitária”, disse Mendonça, que recentemente realizou um curso de Comunicação pela Saúde Materna e Infantil – Mães de Minas, ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O curso tem como objetivo qualificar pessoas que atuam em veículos de comunicação comunitária para que trabalhem a pauta da saúde materna e infantil no dia a dia de seus veículos.

A Referência Técnica de Comunicação e Mobilização Social da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Allan Campos, comemorou a parceria realizada com a rádio e disse que a estratégia da GRS será a de rastrear e criar parcerias do gênero com todas as rádios comunitárias da região. “Estamos dando um primeiro e importante passo com essa parceria. Com o mapa de mídia que estamos realizando nas nossas oficinas seremos capazes de identificar quais são os municípios que têm essa mídia e, a partir daí, buscar fortalecer a nossa rede de parcerias, pois somente com uma rede bem consolidada e integrada seremos capazes de fazer um trabalho eficiente com a ampliação da nossa rede de colaboradores”, disse.

O evento

O evento abordou quais são as ferramentas disponíveis de comunicação e que podem ser utilizadas pelos municípios para que a população tenha acesso às informações de saúde. Entre elas, a utilização de uma conta institucional para divulgação das ações no facebook, produção de vídeos e áudios com personagens da região, além de orientações sobre a utilização do serviço 155, para cadastro de denúncias sobre a dengue e de cadastro do público alvo do programa Mães de Minas.

A referência técnica do programa Mãe de Minas em Jacinto, Joyce Alves, disse que irá buscar ampliar a divulgação das informações sobre o programa na rádio comunitária, além de promover caminhadas e palestras, para que a população tenha mais conhecimento sobre como funciona o programa Mães de Minas. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Zilda Santos, e a coordenadora de Atenção Primária, Ana Carolina Carvalho, disseram que uma das principais ações do município será a divulgação das ações por meio das redes sociais.

Diagnóstico

Dos quatro municípios que participaram da oficina, três (Jacinto, Jordânia e Salto da Divisa) possuem rádios comunitárias, que podem contribuir para a divulgação das ações de saúde.

Apesar de todos os municípios possuírem sites institucionais, os participantes informaram que este meio ainda é pouco utilizado, sendo que os municípios de Jordânia e Salto da Divisa também utilizam as redes sociais, como o facebook, como estratégia de mobilização. Grupos de teatro já atuam nos municípios de Jacinto e Jordânia.

Para a conselheira de saúde de Jordânia, Eny Santos, o essencial é a realização de ações integradas para que a sociedade organizada possa participar, cada vez mais, das estratégias e ações que estão sendo desenvolvidas. “Esse é o momento para que possamos desenvolver com maior criatividade as nossas ações. A secretaria de saúde sozinha não vai resolver os problemas de saúde que se apresentam. É somente com a participação de todos nós, sociedade, que teremos condições de mudar alguma coisa”, disse.

Datas das próximas oficinas

11 de junho – oficina em Almenara (Almenara, Bandeira, Jequitinhonha, Mata Verde e Rubim).

12 de junho – oficina em Felisburgo (Felisburgo, Joaíma, Monte Formoso, Palmópolis e Rio do Prado).

13 de junho – oficina em Itaobim (Comercinho, Itaobim, Itinga, Medina e Ponto dos Volantes).

Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul

Rolar para cima