Quase 12 mil pessoas são vacinadas contra a gripe no Dia D dos municípios da Regional de Ubá

Mais de 11,5 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe (Influenza). Esse é o número total do público correspondente a 31 municípios que integram a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, e que realizaram no sábado, 10/5, o Dia D de mobilização da população. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população ao imunizante, principalmente diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais, além de atualizar a caderneta de vacinas da população, com a aplicação de outras vacinas disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante todo o dia, a partir de 8h, foram disponibilizados pontos de vacinação em diferentes locais dos municípios, como em praças, escolas, e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da utilização do Vacimóvel em Ubá e Muriaé, adquirido com recursos Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Desde abril, o Ministério da Saúde ampliou a imunização para toda a população acima de 6 meses de idade, com meta de cobertura vacinal de 90%. A estimativa é de que mais de 9,4 milhões de pessoas compõem os grupos prioritários de vacinação contra a gripe (Influenza) em Minas Gerais. Desse total, 205.032 pessoas residem nos 31 municípios que integram a área de atuação da GRS Ubá. A meta da campanha é alcançar cobertura vacinal de 90% do público alvo.

Vacimóvel no Dia D

Os municípios de Ubá e Muriaé, foram contemplados com o investimento feito pela SES-MG, da ordem de R$818 mil, para a aquisição de vans adaptadas para o funcionarem como unidades itinerantes de vacinação, chamados de Vacimóveis. Os veículos são equipados com refrigeração (câmara de vacina de 120 litros), pia para higienização, ar condicionado, isolamento térmico antichamas, cadeiras e mesas, além de armários e TV 24 polegadas.

Em Ubá, cidade sede da GRS, o Dia D foi realizado na Praça São Januário, contando com o vacimóvel. “Estou satisfeito em ver que o investimento da SES-MG para a aquisição do Vacimóvel de Ubá está sendo tão proveitoso. Vimos que muita gente também compareceu ao Dia D, um sucesso pelo qual parabenizamos a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá”, relatou Franklin Neto, superintendente regional de Saúde de Ubá.

Uma das crianças que se vacinou contra a gripe (Influenza) em Ubá foi Larissa Martins Neves Gonçalves, de nove anos. “É importante vir vacinar para ficar protegido contra doenças, acho que todos deveriam aproveitar essa oportunidade, eu vim acompanhar a minha mãe e também tomar a minha dose para me defender da gripe!”, recomendou Larissa, que fez foto com o Zé Gotinha. 

Festival Gastronômico com vacinação

Em Tabuleiro, o Dia D ocorreu junto com um festival gastronômico, oportunizando que quem estava lá para o lazer também tivesse acesso a vacinas. A família inteira de Maria de Fátima Souza se vacinou contra a gripe (Influenza). “Achei excelente o Dia D ser em um dia de sábado, e na praça, porque durante a semana é corrido por conta do trabalho e da escola dos meninos”, disse a mãe. “Tomei a vacina contra a gripe. Na escola nos disseram que isso é para nos proteger de doenças, e vim aqui tomar”, contou Max de Oliveira, de 11 anos, filho mais velho de Maria de Fátima.

Aproveitar a festa do festival gastronômico de Tabuleiro e fazer o Dia D foi uma estratégia para alcançar  mais pessoas para a vacinação contra a gripe (Influenza), como contou Geosiene Melquiades Freitas, enfermeira coordenadora da imunização no município. “Foi uma receptividade excelente, muitas pessoas que não estavam nem pensando nisso viram a oportunidade e tomaram a vacina. Isso demonstra que diversificar a forma de abordar é importante para atingirmos o público alvo”, disse Geosiene.


Aumento de doenças respiratórias

No dia 2/5 o Governo de Minas decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tendência observada em todo Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o cenário nacional atual é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza em idosos. 

Wallan Mcdonald, referência técnica em Imunização da GRS Ubá, destaca a importância das ações de mobilização dos municípios para a vacinação contra a gripe (Influenza). “Estamos neste período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), que é o outono/inverno. E como temos visto, os casos de hospitalização por SRAG têm aumentado, principalmente entre idosos e crianças. É fundamental que as pessoas se vacinem contra a gripe (Influenza), pois se constitui uma medida importante  para reduzir a gravidade da doença e, com isso, diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, destacou. 

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) segue durante todo o ano, porém é importante estar vacinados nos meses de maior transmissibilidade da doença, de abril a agosto.

Por Keila Lima

Rolar para cima