Projeto Mães de Minas mobilizará gestantes em Miraí

Com o objetivo de diminuir à mortalidade infantil e materna, a equipe de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estará, entre os dias 16 e 19 de setembro, no município de Miraí, a 300 km de Belo Horizonte, onde serão realizadas ações do Projeto Mães de Minas /Programa Viva a Vida, do Governo de Minas.

As atividades iniciam-se com uma Reunião Estratégica, que contará com a participação dos representantes da Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e representantes do Comitê em Defesa da Vida com objetivo de alinhar as ações de mobilização no município. Também haverá a Reunião Intersetorial para promover um diálogo entre os setores e a sociedade civil, além de desenvolver ações conjuntas para a proteção e o cuidado da mãe e da criança.

No segundo dia, a Reunião de Articulação reunirá as instituições que desejam participar do projeto, como o Conselho Tutelar do município. Também será realizada a Oficina de Mobilização de Multiplicadores Sociais, que contará com a presença de atores sociais com potencial de multiplicação e disseminação das informações.

Na quarta-feira, 18/09, os membros da Associação Comercial e Industrial de Miraí e representantes religiosos receberão a equipe de mobilização, que dará orientações sobre o funcionamento do Mães de Minas. À tarde, as gestantes do município serão convidadas para um encontro, no qual as mães terão a oportunidade de conhecer o programa.

Sobre o projeto

O Projeto Mães de Minas propõe ações de saúde para diminuir à mortalidade infantil e materna. Assim, estabelece um contato individual com cada mãe, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê.

Através do Call Center (155), a gestante terá um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.

Programação:

Reunião Estratégica
Data:16/09
Horário: 09h às 11h
Local: Secretaria Municipal de Saúde

Reunião Intersetorial
Data: 16/09
Horário: 14h às 16h
Local: Clube Miraí

Reunião de Articulação
Data: 17/09
Horário: 09h às 10h
Local: Clube Miraí

Oficina de Mobilização para Multiplicadores Sociais
Data: 17/09
Horário: 14h às 16h
Local: Clube Miraí

Reunião de Articulação com representantes religiosos
Data: 18/09
Horário: 9h às 10h
Local: Clube Miraí

Reunião de articulação com Associação Comercial e Industrial de Miraí
Data: 18/09
Horário: 10h30min às 11h30min
Local: Clube Miraí

Encontro com as gestantes
Data: 18/09
Horário: 14h às 16h
Local: Clube Miraí

Autor: Alexandre Peixoto

Rolar para cima