Projeto Eco dos Gerais, do Governo de Minas, será tema de debate na ONU

Imagem

A iniciativa do Governo de Minas na implementação do Projeto Eco dos Gerais por meio da Secretaria de Estado de Saúde, será um dos temas de debate em encontro internacional que será realizada em abril de 2014, nos Estados Unidos. O encontro acontecerá durante Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que, entre outros assuntos abordará questões relativas ao uso de novas tecnologias em benefício da humanidade. Na oportunidade o Governo de Minas fará apresentação das primeiras ações do Projeto Eco dos Gerais que utiliza tecnologia desenvolvida pela Nasa (National Aeronautics and Sapce Administration) para diagnosticar problemas de saúde em astronautas durante missões espaciais. Com adoção da ultrassonografia Point-of-Care, o Projeto que está sendo estruturado para envolver, até março de 2014, 400 profissionais da área médica atuantes no Norte de Minas e na região Central do Estado, pretende diagnosticar à distância pacientes em situação crítica de saúde que venham a ser atendidos em hospitais ou em unidades do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

O diagnóstico dos pacientes será feito por sistema de telemedicina, possibilitando a médicos que atuam em municípios distantes de centros especializados de saúde, a rápida obtenção de resultados de exames, tendo como referência a análise feita por especialistas atuantes em Belo Horizonte.

Créditos: Pedro RicardoNesta quinta-feira, 12/12, profissionais do Samu Macro Norte, em Montes Claros, participaram de mais uma etapa de capacitação do Projeto Eco dos Gerais. Nos últimos dez dias, a equipe de profissionais da SES e da World Focused on Critical Ultrassound (Winfocus), realizaram treinamentos práticos de médicos nos municípios norte-mineiros em Manga, Januária, Brasília de Minas e Montes Claros. O projeto também foi apresentado a um grupo de 100 estudantes de medicina de uma faculdade sediada em Montes Claros.
Entre os dias 16 e 21 deste mês a capacitação de médicos terá continuidade em Belo Horizonte, envolvendo profissionais dos hospitais das Clínicas, João XXIII, Risoleta Neves e Odilon Behrens.

O médico e coordenador do Projeto Eco dos Gerais por parte do Winfocus, Luca Neri explica que a experiência de Minas Gerais na utilização da tecnologia desenvolvida pela Nasa será apresentada durante a realização de seminário sobre os impactos da tecnologia no desenvolvimento humano e da saúde. “Em 2012 o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques apresentou em seminário da ONU a iniciativa do Projeto Eco dos Gerais e, em 2014 teremos condições de mostrarmos o que já tem sido feito na prática”, frisa Luca Neri.

O representante da Infocus lembra que, “como parceiro público, o Governo de Minas é o primeiro do mundo a utilizar a tecnologia desenvolvida pela Nasa em escala de macro sistema. As evidências que já temos é de que o Projeto é factível e viável no que diz respeito à gestão clínica, o que vai proporcionar maior eficiência e qualidade aos serviços de saúde”, destaca Luca Néri. A referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde no Programa Eco dos Geras, Aline Ituassu avalia que a capacitação dos profissionais da área de saúde para utilização da ultrassonografia Point-of-Care tem obtido resultados satisfatórios. A previsão é de que a partir de janeiro de 2014 seja iniciada a instalação de equipamentos portáteis, que serão instalados em unidades de terapia intensiva de hospitais e em ambulâncias do Samu.

Documentário

A agência espacial americana está finalizando documentário gravado no Norte de Minas intitulado “Os Benefícios para a Humanidade – Testemunhos”. O vídeo conta com a participação do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques e de médicos atuantes na Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas e principal referência regional em atendimento médico de alta complexidade. Também participam do documentário profissionais que trabalham na Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo, sediada em Manga.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima