Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde na SRS Patos de Minas

Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde na SRS Patos de Minas

Nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de março, os servidores da área temática de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas estão reunidos com os técnicos sanitários dos municípios da microrregião com o objetivo de validar os diagnósticos locais, escolher os elencos e elaborar os planos de investimentos referentes ao Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde no Estado de Minas Gerais, republicado pela Resolução SES nº 3152 de 14 de fevereiro de 2012.

O superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, ressaltou a importância do desenvolvimento de ações mais concretas, realizadas de forma intersetorial e que impactam na qualidade de vida dos usuários. “O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) tem como visão tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver, sendo que cada secretaria tem as suas próprias estratégias. Na área de saúde foram implantadas diversas diretrizes, e uma delas é a Vigilância em Saúde. O projeto nada mais é do que reorganizar o sistema e é essencial que o trabalho seja desenvolvido em equipe, envolvendo também a Atenção Primária”.

Já a diretora da Vigilância em Saúde da SRS Patos de Minas, Maria Teresa Xavier de Mendonça, explicou sobre os grupos matriciais e a forma de trabalho. “A equipe de Vigilância em Saúde da SRS Patos de Minas se dividiu em seis grupos matriciais, em que cada equipe será responsável em apoiar uma média de três a quatro municípios, para garantir não apenas a realização das atividades, mas sim um trabalho de qualidade. Assim, para o projeto ter êxito é preciso contar com uma estrutura gestora, ter incentivo financeiro, criar ferramentas e processos de trabalho”.

O município de São Gonçalo do Abaeté desde o final do ano passo já conta com uma referência técnica de Vigilância em Saúde, Valéria Almeida. “Desde 2011, todas as ações que estamos desenvolvendo integram as vigilâncias e Atenção Primária, como também a gestora e a Assistência Social. O projeto irá melhorar áreas como a vigilância ambiental e a saúde do trabalhador”, destacou.

Os 21 municípios sob a jurisdição da SRS Patos de Minas terão até o dia 26/03 para entregar o diagnóstico local e o plano de investimento aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde para aderir ao Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde. Posteriormente, a Câmara Técnica irá analisar os projetos que serão aprovados na reunião da CIB Microrregional de João Pinheiro e Patos de Minas, nos dias 02 e 03 de abril, respectivamente.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Lilian Cunha / SRS Patos de Minas


Rolar para cima