Nos dias 5 e 6/11, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova recebeu o projeto CIB Travessia, iniciativa da Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas Gerais (CIB-SUS/MG), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Criada em 2024, a ação, que busca fortalecer o diálogo entre os gestores estaduais e municipais do SUS, se dá por meio da realização de visitas às Unidades Regionais de Saúde (URS) e das reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A SRS Ponte Nova foi a 21ª Unidade Regional de Saúde (URS) a receber o projeto.
A visita, realizada pela secretária executiva Cássia Aparecida Nogueira, ocorreu durante a 223ª CIB Micro Ponte Nova e 227ª CIB Micro Viçosa, ocorridas no dia 5, e em encontro subsequente com os secretários municipais de saúde do território por intermédio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) Ponte Nova. Já no dia 6, a reunião foi destinada ao público interno da SRS.
A apresentação tratou do funcionamento da CIB, com foco no regimento interno, suas competências, organização e funcionamento das reuniões mensais nos níveis estadual, macro e microrregional, com destaque ao diálogo, ao entendimento do papel estratégico da CIB e ao fortalecimento da atuação das URS.
Como principais atribuições da CIB, foram citadas a pactuação de assuntos da região e as estratégias de operacionalização das políticas, a articulação e promoção de soluções para os problemas sanitários encontrados na região, a avaliação e a implementação dos processos de descentralização dos serviços de saúde e o fomento ao planejamento integrado e ascendente nos territórios.
“O Projeto CIB Travessia tem como missão capacitar os técnicos da regional e gestores sobre a importância da instância de pactuação do SUS, bem como aproximar e dialogar com esses atores. Para tanto, é preciso cumprir o regimento da CIB para tornar o espaço mais resolutivo e fortalecido”, afirmou Cássia.
O superintendente regional de saúde de Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães, destacou a relevância da visita à SRS Ponte Nova. “Receber o Projeto Travessia nos traz grande satisfação, pois permite a aproximação com o território e um olhar mais abrangente e sensível às particularidades existentes. Além disso, é uma oportunidade de qualificarmos nossas discussões, fluxos e processos de trabalho”, reforçou.
Ao final do encontro, Cássia Nogueira aplicou um questionário aos participantes e coletou a percepção quanto às reuniões da CIB micro, com o objetivo de construir um relatório com apontamentos direcionados à SRS e à secretaria executiva regional da CIB.
Por: Tarsis Murad
Foto: Tarsis Murad
