Programa Saúde na Escola promove cidadania e qualidade de vida

Municípios podem aderir ao programa até 15 de maio

Está aberto o processo de adesão de municípios de todo o país ao Programa Saúde na Escola (PSE), que integra de forma articulada e permanente, políticas intersetoriais entre saúde e educação, com estratégias que visam o desenvolvimento da cidadania. O prazo para adesão ao PSE de 2014 vai até o dia 15 de maio, pelo Portal do Gestor, do Sistema de Gestão da Atenção Básica.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. As ações são realizadas de forma articulada entre as Equipes de Saúde da Família e os profissionais da educação no âmbito das escolas e unidades. Em Minas, 458 cidades aderiram ao programa em 2013.

Todos os municípios estão aptos a participar das atividades do PSE, podendo incluir as equipes de atenção básica, creches e pré-escolas. A adesão 2014/2015 é válida por um ano e começa a prevalecer em 1º de agosto. Este ano os municípios participantes poderão aderir ao NUTRISUS, uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes, distribuídos em saches, contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó, que serão oferecidos em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches. Além disso, os municípios que aderirem ao programa recebem incentivos financeiros para o desenvolvimento das ações pactuadas.

A Diretora de Promoção à Saúde e de Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde, Daniela Souzalima Campos,reforça que a integração entre escola e Rede Básica de Saúde é à base do Saúde na Escola e essa articulação com as demais redessociais promovem ações pactuadas num mesmo território para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas.

Autor: Luciane Marazzi

Rolar para cima