Programa Mais Médicos disponibiliza dezenove vagas para 13 municípios do Norte de Minas

Treze municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas têm prazo até o dia 28 de março para formalizar adesão ao 41º Ciclo do Programa Mais Médicos, coordenado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa, que atualmente conta com 26 mil profissionais em 4,5 mil municípios, viabiliza maior capacidade dos gestores no atendimento de demandas de saúde da população.

No novo ciclo estão sendo disponibilizadas 2.279 vagas para 4.771 municípios de todas as regiões do país. Para Minas Gerais estão abertas 222 vagas. O edital prevê a promoção da igualdade étnico-racial, com disponibilização de vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência.

Patrícia Magalhães, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros explica que a adesão dos municípios ao Edital publicado no dia 18 de março deve ser feita por meio do sistema e-Gestor. Para cada município as vagas foram configuradas com provimento de financiamento federal e coparticipação. A previsão é de que o resultado da adesão dos municípios seja publicado pelo Ministério da Saúde no dia 8 de abril.

Para sete municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros estão sendo disponibilizadas 12 vagas, distribuídas da seguinte forma: Montes Claros (5); Jaíba (2); Catuti, Cristália, Indaiabira, Lagoa dos Patos e Taiobeiras (uma vaga para cada município).

Para cinco municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária estão sendo disponibilizadas seis vagas, sendo duas para Patis e uma vaga para Cônego Marinho, Icaraí de Minas, Miravânia e Pedras de Maria da Cruz. Já para a área de jurisdição da GRS de Pirapora o edital do Programa Mais Médicos disponibiliza uma vaga para Buritizeiro.

Expansão
Em julho de 2024 dezoito municípios da SRS de Montes Claros receberam 40 profissionais contratados por meio do Programa Mais Médicos. As localidades contempladas foram: Montes Claros (10 profissionais); Salinas (4); Espinosa (3); Bocaiúva, Ninheira, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas (2 médicos para cada município); Berizal, Cristália, Indaiabira, Jaíba, Jequitaí, Padre Carvalho, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita e São João do Paraíso (um médico para cada município).

Outros três municípios da GRS de Pirapora receberam quatro médicos: Várzea da Palma (2); Pirapora e Santa Fé de Minas (um médico para cada localidade).

Os profissionais atuam nas equipes de Saúde da Família que fazem o atendimento e o acompanhamento mais perto da população e, quando necessário, encaminham para uma consulta com profissionais especializados. Com a utilização do prontuário eletrônico e-SUS APS, os profissionais aceleram a integração das informações dos pacientes entre os serviços de atenção primária e especializada. Com isso, as equipes de saúde acompanham toda a trajetória de atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde, como, por exemplo, retorno para consultas e realização de exames.  

Por: Pedro Ricardo /  Foto: Pedro Ricardo

Rolar para cima