Com um público próprio acima de 14 mil pessoas, entre estudantes, professores e servidores atuantes em unidades de ensino sediadas em 13 municípios, a Universidade Estadual de Montes Claros é a mais nova parceira da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na divulgação do Programa Permanente de Combate à Dengue. A parceria foi proposta neste mês pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros ao reitor, João dos Reis Canela levando-se em conta o início do período chuvoso que tem previsão de se estender até março.
A partir desta semana o site da Unimontes passou a exibir link de acesso ao Programa Permanente de Combate à Dengue. Com isso o público interno e externo da Universidade terá acesso direto às informações sobre as ações implementadas pela SES voltadas ao combate ao mosquito Aedes aegyti, transmissor da dengue.
A iniciativa atenderá demandas de informações da populaçao residente nas áreas de jurisdição das superintendências regionais de Saúde de Montes Claros e de Pedra Azul, uma vez que a Unimontes mantém 52 cursos regulares de graduação em 12 municípios das regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Noroeste do Estado.
“A decisão do reitor, João Canela de aceitar o estabelecimento da parceria com a SES chegou num momento oportuno, uma vez que as chuvas voltaram a cair na região e a previsão é de que contine até o final do primeiro trimestre de 2014. Nesse período temos que intensificar as ações de mobilização da sociedade para o cuidado contra a dengue visto que, em virtude do período chuovoso, os focos do mosquito transmissor da doença aumentam consideravelmente. É preciso a população fique alerta e, nesse contexto, o acesso às informações e às ações implementadas pelo Governo de Minas são fundamentais para que a campanha tenha êxito”, ressalta a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira Loiola.
Pelo fato da própria Universidade já ter um público próprio bastante abrangente, envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade, a superintende acredita que a partir da parceria estabelecida centenas de pessoas que ainda não conhecem detalhes do programa de combate permanente da dengue terão a oportunidade de se inteirarem melhor do assunto. “Nossa expectativa é de que as ações alcancem os melhores resultados possíveis, proporcionando benefícios diretos à população”, conclui a superintendente.
O reitor da Unimontes concorda que a mobilização da sociedade quanto a união de esforços para o combate ao mosquito transmissor da dengue se faz necessário, envolvendo tanto o poder público como os demais segmentos da população.
“Coadunamos com o mérito da proposta apresentada, quanto pela abrangência e significância da ação para a nossa região”, frisa João dos Reis Canela que, além de professor e reitor da Unimontes, é médico pesquisador da área de infectologia e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
Autor: Pedro Ricardo