Profissionais de saúde participam da 4ª Oficina da Rede de Atenção Psicossocial do Norte de Minas

Imagem

A Regional de Saúde de Montes Claros realizou nessa quinta-feira (23/02), a 4ª Oficina da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Norte de Minas. O evento, que contou com a participação de profissionais atuantes em 53 municípios que compõem a área de atuação da SRS, foi realizado no auditório da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros e teve como objetivo debater a Política de Álcool e outras Drogas. Além de palestras foi apresentado caso clínico para debate e trabalhos em grupos.

As oficinas foram iniciadas no segundo semestre de 2016 e, na avaliação da referência técnica em saúde mental da Regional de Saúde de Montes Claros, Alcina Mendes Brito, os encontros são importantes, pois possibilitam aos profissionais de todos os municípios terem acesso a novas informações e a troca de experiências. “Esse acesso contribui para a melhoria e a qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, a oficina busca motivar os profissionais reduzindo, desta forma, a rotatividade nas equipes atuantes nos municípios”, enfatizou.

Atualmente a Rede de Atenção Psicossocial do Norte de Minas conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); duas Unidades de Acolhimento, sendo uma infanto-juvenil sediada em Janaúba e uma para adultos, em Montes Claros. A rede também é constituída por um serviço residencial terapêutico e 40 leitos de saúde mental instalados em hospitais gerais.

 

Autor: Pedro Costa

Rolar para cima