Profissionais de Saúde dos municípios da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre participam de oficina para a avaliação e a melhoria das ações de Atenção Básica à Saúde

Até amanhã, 21/08, a Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SRS/PA), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), oferece aos profissionais de Saúde dos municípios da jurisdição da Regional mais uma oficina de preparação para o 2o ciclo de implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O Programa tem como objetivo promover ações para a melhoria do acesso, o acolhimento e o atendimento com qualidade dentro das Unidades Básicas de Saúde, além da valorização do Trabalhador. O 2o ciclo está dividido em quatro dimensões: Autoavaliação, Monitoramento, Educação Permanente e Apoio Institucional.

Durante a oficina, que nesta semana é destinada aos profissionais de Saúde dos 20 municípios das microrregiões de Itajubá e Poços de Caldas, são realizadas atividades educacionais, entre elas, a exposição dialogada, trabalhos em grupos, estudo dirigido, plenárias e dramatização, a fim de promover a troca de experiências entre os participantes. O Diretor da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Gilberto Carvalho Teixeira, deu início aos trabalhos estimulando os participantes a adotarem em seus municípios a autoavaliação periódica, “a fim de que seja possível identificar problemas antes do final de cada ciclo e serem adotadas a tempo medidas eficazes para corrigir as falhas”, completou.

Profissionais de outros 33 municípios da jurisdição da SRS/PA, pertencentes à microrregião de Pouso Alegre, já participaram da oficina e receberam as orientações da Coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SRS/PA, Izaura Mariana Sobreiro entre os dias 14, 15 e 16 deste mês. De acordo com ela, o PMAQ é um processo contínuo de melhoria da qualidade da APS, que agrega além de recursos financeiros, maior satisfação do trabalhador e principalmente do usuário.

A próxima fase do Programa consiste na avaliação externa, quando o Ministério da Saúde vai averiguar as condições de acesso e de qualidade das Equipes da Atenção Básica participantes do PMAQ, para fins de certificação de acordo com padrões de qualidade da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

Autor: Hugo Ferreira

Rolar para cima