Terminou nesta sexta-feira, (27/09), o primeiro módulo da 7ª turma do treinamento do Programa em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). Durante cinco dias, 35 profissionais municipais da Região Ampliada Oeste e técnicos das áreas Vigilância epidemiológica, imunização e Atenção Primária da Regional de Saúde Divinópolis estiveram reunidos para participar da oficina que tem o objetivo de fortalecer o Sistema municipal de Vigilância em Saúde e, consequentemente, os Estadual e Nacional, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da Atenção e Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro módulo, iniciado na segunda-feira, (23/09), com foco no ciclo da vigilância epidemiológica, contará com outros dois encontros ainda este ano, um total de 96 horas de carga horária. A coordenadora estadual do EpiSUS Fundamental, Rejane Balmant, explicou que o programa busca aprimorar a capacidade de detecção de resposta destes profissionais quando se depararem com emergências de saúde no nível local. Ela também ressaltou que o treinamento busca um aprimoramento da capacidade de coleta, análise e interpretação dos dados, além de fortalecer a comunicação tanto escrita quanto oral.
“Os profissionais aqui hoje estão sendo treinados para darem uma resposta rápida e eficaz frente a qualquer emergência de saúde pública, seja ele um surto, acidente ambiental ou uma epidemia, fortalecendo a vigilância no nível local e consequentemente a Estadual e Nacional”, destacou a coordenadora.
Este treinamento valoriza os profissionais que atuam na linha de frente da detecção, resposta e comunicação das emergências de saúde pública. Assim, o programa se torna uma ferramenta importante para atender as necessidades do serviço e fortalecer a saúde pública em todas as esferas do SUS.
“Na saúde, começamos a analisar tendências e logo depois a fazer projeções. O grau de evitabilidade aumenta e conseguimos detectar e prevenir melhor as doenças”, comentou o superintendente regional de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva.
A referência e ponto focal do EpiSUS da Regional de Saúde de Divinópolis, Laura Aguiar, reforçou que este é um treinamento em trabalho, ou seja, focado na função do servidor. O EpiSUS é um treinamento para ensinar o servidor que convive diariamente com os usuários a identificar os primeiros sinais de agravos epidemiológicos de uma doença ou problema novo.
“Ele participa desta oficina e ao voltar para o município irá aplicar as técnicas que aprendeu naquilo que ele vive no dia a dia. Isto vai fortalecer os trabalhos nos municípios da Região Oeste. Ao saberem identificar os primeiros sinais de agravos, eles têm condições de fazer um cerco para que a doença não se espalhe pela cidade e desta forma fortalecem o serviço de saúde prestada à população”, frisou.
O Programa EpiSUS
A oficina é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG), Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde, Centro de Prevenção, Controle de Doenças (CDC/Atlanta) e Training Programs in Epidemiology and Public Health Interventions Network (TEPHINET).
O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde SUS visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. Minas Gerais é o quarto estado a participar do projeto e representa a região sudeste do país.
O modelo adotado nesta capacitação valoriza os profissionais que estão na linha de frente das respostas às emergências de saúde pública. Além disso, visa atender às necessidades do serviço para representar um passo fundamental para o fortalecimento da vigilância em saúde em todas as esferas do SUS.
Autor: Willian Pacheco