Primeiro Ciclo de Encontros Gerenciais de 2025 tem início na Regional de Saúde de Governador Valadares

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares iniciou, no dia 24/4, o I Ciclo de Encontros Gerenciais de 2025 para coordenadores municipais. A abertura do evento contou com reuniões dos núcleos de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) e Vigilância Sanitária (Nuvisa), tendo a participação de coordenadores de aproximadamente 46 municípios da região macrorregião de Saúde Leste na Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

O encontro do Nuvepi teve como principais objetivos apresentar e monitorar os indicadores do Índice de Qualidade da Gestão Municipal de Saúde (IQGMS) e do Vigiminas, além de preparar os municípios para o enfrentamento das arboviroses e para a campanha de vacinação contra a influenza (gripe).

Durante a reunião, foram discutidos temas como o detalhamento das etapas de monitoramento e avaliação dos indicadores, a vigilância laboratorial de arboviroses, o fluxo de amostras laboratoriais e a importância de acompanhar o desempenho municipal nesta área.

Paralelamente, foi realizado o I Ciclo de Encontro Gerencial para coordenadores de Vigilância Sanitária, promovido pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Governador Valadares. Na ocasião, foram debatidos temas prioritários, como as regras de licenciamento sanitário (Resolução SES/MG 5711/2017), a classificação de risco dos estabelecimentos sujeitos a controle sanitário (Resoluções SES/MG 7426/2021 e 8765/2023), a implantação do programa Visa-Cis (Deliberação CIB-SUS 4799/2024) e o novo modelo de monitoramento dos indicadores de Vigilância Sanitária do IQGMS.

A realização dos encontros busca orientar os municípios na avaliação contínua de seus indicadores de saúde, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. A expectativa é que, com essas ações, os gestores municipais estejam mais preparados para tomar decisões estratégicas que resultem em melhorias concretas no na implementação das ações de prevenção primária, orientadas à comunidade.

O dirigente Regional de Saúde de Governador Valadares, Romulo Gusmão, pontuou que os encontros gerenciais são, para a Unidade Regional de Governador Valadares, uma importante ferramenta para potencializar a governança e a gestão dos serviços no território, trabalhando especialmente o senso crítico dos gestores, e orientando a tempestividade de intervenções para que o resultado de fato aconteça.

Ele ainda destacou que “não é possível entregar políticas públicas efetivas, sem que se monitore e avalie as agendas criadas em cada uma das áreas, e as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica conseguiram iniciar o ciclo 2025 com o pé direito, discutindo tema sensíveis, mas acima de tudo, integrando atores em prol de um objetivo comum: atuar na prevenção, proteção e promoção da saúde com medidas robustas e incentivando a força de trabalho dos 51 municípios”.

Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Governador Valadares, Luzia Rodrigues Coelho, “o encontro gerencial em vigilância sanitária foi de grande relevância na medida em que promoveu a integração entre os diferentes níveis de gestão — municipal e estadual, fortalecendo o diálogo e a articulação interinstitucional”. 

A oportunidade para troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre os participantes foi ressaltada também por Luzia Coelho como forma de contribuir para a qualificação das ações no âmbito da vigilância sanitária.

Jacy Epifanio, coordenador de Vigilância Sanitária do município de Gonzaga, destacou que “o encontro foi uma experiência extremamente enriquecedora, pois foram abordados temas que ainda não conhecia, e isso me proporcionou muito aprendizado”.

Por Geovana Ferreira – estagiária sob supervisão / Fotos: Maria Aparecida Melo e Geovana Ferreira

Rolar para cima