Funed ministra instrução para profissionais do Gate
A coordenadora do Grupo de Proteção da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Adriane Zacarias Nunes, ministrará na manhã desta quinta-feira (27/02), a partir das 9h, na própria Fundação, uma instrução teórica para 15 membros do Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais (Gate/PMMG). O objetivo da instrução será maximizar conhecimentos sobre Bioterrorismo para enfrentamentos durante eventos de massa, como a Copa do Mundo que será realizada entre Junho e Julho no Brasil.
“A importância de todas as instruções que a gente vem ministrando até o momento, e não somente desta, é nivelar o conhecimento de todos os envolvidos nas ações de prevenção para que possamos, dentro do fluxo de trabalho de integração de todos os órgãos, conduzir qualquer evento com a maior propriedade”, explica Adriane.
De acordo com o presidente da Funed, Francisco Tavares Junior, as troca de expertises e compartilhamento das experiências é fundamental para garantir respostas imediatas e eficazes, quando necessário. “Neste momento, atuamos como pelotão, à serviço da saúde pública, da proteção e promoção da saúde da população”, afirmou.
Treinamento de Rotina
Além dessa instrução, que será ministrada por Adriane, profissionais do Gate/PMMG passam nesta semana por um Treinamento de Desativação de Artefatos Explosivos, abordando Bioterrorismo e metodologia de Coleta de amostras Biológicas e Qumícias. Assim, a instrução de Adriane complementará essa série de palestras que o Grupo vem recebendo. “Esse é um treinamento rotineiro dentro do Gate/PMMG. Além disso, eles fazem parte do Grupo de Trabalho de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear (DQBRN), que vem trabalhando para os eventos de massa”, disse. Segundo ela, o bioterrorismo e metodologia de coleta de amostras biológicas e químicas são temas importantes para serem trabalhados com o Gate, uma vez que eles trabalham com explosivos.
Autor: Werlison Martins