Prefeitos da Macro Centro-Sul participam de videoconferência sobre o programa Minas Consciente

Crédito: Priscila Rezende

Visando orientações e alinhamentos com os prefeitos municipais sobre o programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, a Regional de Saúde de Barbacena, juntamente com a Regional de Saúde de São João Del Rei, promoveu uma videoconferência, nessa segunda-feira (27/04). A reunião virtual também contou com a participação de gestores municipais de saúde, CISRU e Ministério Público.

“Hoje nós convidamos todos os prefeitos da macrorregião para alinhar algumas diretrizes em relação ao programa Minas Consciente do Governo de Minas, em relação à abertura do comércio”, afirmou a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos.

Na ocasião, o Coordenador do Núcleo de Redes de Atenção da Regional de Barbacena, Renato Soares, fez a apresentação do programa com sua contextualização de casos no estado, premissas, sistemas de protocolos, setorização, monitoramento, matriz de risco, controle de segurança e cronograma sugerido. “Esse programa foi apresentado pelo Governador Romeu Zema na semana passada para que nós retomemos a atividade econômica sem descuidar da saúde, e hoje vamos alinhar para que possamos fazer da melhor forma possível na nossa macrorregião”, explicou Renato. Segundo o Coordenador, o isolamento social que tem sido feito no estado foi fundamental para o achatamento da curva dos casos previstos e para esse próximo passo de retomada das atividades econômicas “é preciso muito critério e responsabilidade”, destacou.

O programa foi apresentado pelo Governo do Estado de Minas Gerais na quinta-feira (23/04), e pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado. A proposta criada pelo Executivo mineiro, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, adotando protocolos sanitários, divididos por segmentos, que garantam a segurança da população. A adoção das medidas ficará a critério dos prefeitos e prefeitas de cada cidade. O programa setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” estabelecidas pela Secretaria de Saúde (onda 0 – serviços essenciais; onda 1 – baixo risco; onda 2 – médio risco; onda 3 – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da Covid-19 na região.

Os protocolos do estado, previstos para serem publicados no dia 29 de abril, serão disponibilizados por meio do endereço eletrônico www.saude.mg.gov.br/coronavirus. No site, as informações serão segmentadas de acordo com o público específico, seguindo três pilares: o prefeito, o empresário e a população em geral.

Rolar para cima