População de Uberaba intensifica ações de combate à dengue

Imagem

O final de semana em Uberaba, no triângulo mineiro, foi de muita mobilização, informação e combate ao mosquito da dengue. O município mineiro recebeu mais uma vez, nos dias 09 e 10 de março (sábado e domingo), o dengômetro e o dengue móvel que sensibilizaram a população para que pneus, latas e garrafas pet não sejam criadouros do mosquito aedes aegypti. O evento ocorreu no Centro de Ensino Avançado (CEMEA Abadia).
 
Pela segunda vez neste ano o município recebeu a ação que em sua primeira vez na cidade contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques, que alertou a população que o combate a dengue é um dever de todos.

Somente em janeiro foram notificados em Uberaba 1459 casos e para que outros casos não apareçam a atuação da população é decisiva na retirada dos objetos que acumulam água. Neste período de calor excessivo e de possíveis chuvas, a dona de casa Maria Efigênia Guedes reuniu um total de 30 garrafas pet e 50 latas que estavam sendo acumuladas em seu quintal. “Soube da ação da troca por um cartaz na rua e estou aqui, eu estava acumulando vários objetos no meu quintal e nem percebia que poderia trazer doença para a minha família”, afirmou a dona de casa que trocou o material por lápis e borrachas que serão doados para uma creche, conforme ela.

Sensibilização

Foram apenas dois dias de troca, mas que sensibilizaram muito a população que buscou informações sobre as unidades de tratamento da doença, seus sintomas e canais para realizar denúncias. As crianças e adolescentes foram os grandes participantes pela busca de informações. André lima da Silva, 12 anos, levou para a troca um pneu que foi trocado por um caderno. O menino também se prontificou a levar para a escola folhetos sobre a campanha, pois disse que muitos colegas não estão indo à aula devido a doença. “Tem dia que a sala está vazia e a professora fica preocupada. O mosquito da dengue já picou muita gente na minha escola”, afirmou.

Outras cidades mineiras também serão chamadas para eliminar os focos do mosquito. No próximo final de semana, dias 15 e 16 de março, as cidades de Ipatinga, Pingo d água, Naque, Ituitutaba, Espinosa e Águas Formosas receberão o dengue móvel e o dengômetro que como em Uberaba, convidarão a população para a troca e consequentemente para a eliminação os focos do mosquito.

 

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima