Nesta última quinta-feira (17/09), representantes do 9º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (13ª região) realizaram uma palestra sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD para os servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena. O evento foi promovido a convite do superintendente regional, Robson Vidigal, para apresentação do programa, com o objetivo de firmar uma parceria nos trabalhos de combate e prevenção à Dengue. O projeto desenvolvido pela Polícia Militar também abrange mobilização em temas de saúde pública.
“Hoje nós vamos conhecer o projeto, para que possamos firmar uma parceria com a Polícia Militar e também, posteriormente, com a Superintendência Regional de Ensino, no sentido de avançar nossas ações de promoção e prevenção de combate a endemias, além do combate às drogas”, afirmou o superintendente Robson Vidigal. Em um segundo momento, será construído um projeto para trabalhar com a dengue nas escolas, em conjunto com o que já é exercido pela PM.
O PROERD consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Tem por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência e é aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma cativante, descontraída e lúdica, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. De acordo com a coordenação, o programa tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção desse fenômeno.
“Buscamos empoderar os jovens estudantes com ferramentas que objetivam dotá-los de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e sem violência. Nesse ano chegamos à marca de 61.247 pessoas atendidas pelo programa desde sua implantação, em 2001”, destacou o Sargento Cláudio Almeida, coordenador do programa do 9º Batalhão da PM de Barbacena.
O superintendente participou, no mês de julho, de uma solenidade de formatura das escolas participantes do programa. Desde então, deu início a um projeto com o intuito de trabalhar uma parceria para aliar o combate à dengue ao trabalho de prevenção às drogas realizado pela Polícia Militar na região de Barbacena. Após essa apresentação do programa aos servidores da regional, a próxima etapa prevê a construção de um projeto pela SRS para implantação da parceria com o PROERD nas escolas da região. A intenção é envolver os jovens e seus familiares na prevenção de combate à dengue e demais endemias, buscando, assim, uma ação contínua para melhorar a prevenção de doenças a e promoção da saúde.
Autor: Priscila Rezende