Plano Diretor de Regionalização foi debatido no segundo episódio da série de Webinários sobre regionalização do SUS

A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizou nesta sexta-feira, 19 de maio, mais uma edição da série de Webinários “Perspectivas em Regionalização do SUS”. Desta vez foi apresentado o segundo episódio da série, que teve como tema “Plano Diretor de Regionalização”. O Webinário foi transmitido pelo canal da Escola do Youtube e já está disponível na plataforma. Para acessar, clique aqui.

Neste segundo episódio da série, que é composta de um total de sete temas, foi debatida a importância do Plano Diretor de Regionalização no processo de descentralização e regionalização do SUS, a partir das necessidades de saúde e considerando aspectos relacionados à regulação assistencial, a territorialização, a disponibilidade de serviços e ações e sua relação com os princípios do Sistema Único de Saúde.

Participaram do encontro, a Referência Técnica da Diretoria de Regionalização e Estudos Assistenciais (DREA/SDCAR/SUBGR) da SES-MG, Thales Pizani Ulhôa e a Coordenadora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), Paola Soares Motta. Já a mediação foi feita pela Docente e trabalhadora da Coordenação de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ESP-MG (CPPGS/SEDUPE), Lenira de Araújo Maia.

A trabalhadora da ESP-MG, Lenira Maia, abriu os trabalhos e comentou que era uma feliz coincidência estarem tratando especificamente do PDR- Plano Diretor de Regionalização, exatamente no momento em que o estado está fazendo a reformulação deste instrumento, que é o ordenador do processo de regionalização e que tem um papel relevante no alcance dos princípios do sistema de saúde. “E tendo em vista a extensão e as peculiaridades do estado de Minas, este é um instrumento fundamental. Compreender onde os equipamentos de saúde estão disponíveis, onde estão concentrados e de que maneira a gente faz para que os usuários de fato acessem os serviços e ações disponíveis são os principais objetivos”, detalhou.

Em sua apresentação, a Referência Técnica da Diretoria de Regionalização e Estudos Assistenciais da SES-MG, Thales Ulhôa Thales, falou sobre o SUS e a regionalização, explicou o que é o PDR; comentou qual é e qual o contexto do PDR que está atualmente em vigência e explicou como está sendo realizada a revisão do PDR.

Posteriormente, a Coordenadora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), Paola Soares Motta, destacou, em sua apresentação, a importância da descentralização do SUS e falou dos princípios do SUS e das leis, decretos e portarias que regem o Sistema Único de Saúde, sempre em diálogo com a regionalização do sistema.

>Confira o Webinário na íntegra no canal do youtube da ESP-MG, acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg

Sobre a série
Essa série de Webinários trata-se de uma ação educativa remota, que tem como objetivo compreender os desafios e potencialidades do processo de regionalização, explorando os caminhos de compartilhamento territorial e cooperação entre municípios, estado e União para operacionalização e alcance dos princípios do SUS.  A atividade é destinada a Gestores e trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde, que atuam no Nível Central e Regional.

Este foi o episódio 02 de uma série composta por 07 episódios. Eles estão ocorrendo sempre uma vez a cada mês. Nos próximos Webinários serão debatidos os seguintes assuntos: A Atenção Especializada; A Atenção Hospitalar nas Redes de Atenção; Os Consórcios Intermunicipais de Saúde; Planejamento Regional Integrado e o Monitoramento e Avaliação

Autor: Vívian Campos/ ASCOM- ESP-MG

Rolar para cima