Pirapora amplia atendimento oncológico com nova unidade do Hospital Dilson Godinho

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dilson de Quadros Godinho, sediado em Montes Claros, encerra o primeiro semestre de 2025 com a ampliação da assistência a pacientes oncológicos do Norte de Minas. Desde 23 de junho, a Unidade de Extensão Clínica em Oncologia de Pirapora passou a ofertar tratamento de quimioterapia venosa e oral, hormonioterapia e imunoterapia a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova oferta representa mais um passo no processo de descentralização da assistência oncológica na macrorregião, permitindo o acesso ao tratamento mais próximo das residências dos pacientes. Inaugurada em junho de 2024, a unidade de Pirapora já realizava consultas de retorno e de alta suspeição para câncer. A primeira consulta, no entanto, continua sendo realizada na sede da Unacon, em Montes Claros.

O serviço conta com o apoio da Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e da Fundação Hospitalar Dr. Magalhães Freire, parceiras na operacionalização da unidade.

O diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho, destaca a importância dessas alianças. “Com o apoio de parceiros locais, conseguimos unir forças, recursos e expertise para oferecer aos pacientes oncológicos um cuidado mais acolhedor, eficiente e próximo de casa”, afirma.

Para o secretário municipal de Saúde de Pirapora, Rafael Lana, os novos serviços representam um marco para a saúde regional. “A presença da Unacon em Pirapora simboliza um avanço no acesso ao tratamento oncológico, com atendimento técnico, humanizado e multiprofissional. É uma etapa essencial no fortalecimento da rede de cuidados oncológicos em nossa região”, ressalta.

Estrutura e equipe especializada

Referência em média e alta complexidade no Norte de Minas, o Hospital Dilson Godinho oferece serviços de quimioterapia, radioterapia, cirurgia oncológica, hematologia, cuidados paliativos e terapias integrativas, por meio de uma equipe multiprofissional especializada.

A unidade de Pirapora integra a estratégia de descentralização iniciada em 2020, com a implantação da Unidade de Extensão Clínica em Oncologia de Salinas – a primeira do país a ofertar tratamento fora da sede de uma Unacon. Em 2024, o modelo foi expandido com a abertura das unidades de Pirapora e Brasília de Minas.

Avaliação técnica do modelo descentralizado

Em maio deste ano, representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizaram visitas técnicas às Unacons do Hospital Dilson Godinho e da Santa Casa de Montes Claros, além das unidades de extensão de Salinas e Taiobeiras.

O objetivo foi avaliar o modelo de descentralização adotado no Norte de Minas, considerado uma referência nacional, e discutir a viabilidade de implantar estruturas semelhantes em outras regiões do país, ampliando o acesso e a resolutividade da atenção oncológica no SUS.

Por Pedro Ricardo

Foto: Ascom/Hospital Dilson Godinho

Rolar para cima